sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Catedral canadense terá Porta Santa por ocasião de seu Jubileu de 350 anos

Quebec - Canadá (Gaudium Press) 

 Um dos símbolos mais especiais da arquitetura sacra católica é a Porta Santa, um elemento presente apenas nas quatro Basílicas Papais de Roma e nas Catedrais de Santiago de Compostela, Espanha e Ars-sur-Formans, na França. Mas agora, este privilégio foi concedido também à Catedral de Quebec (Canadá), primeira paróquia católica na América do Norte, como sinal de comunhão com a Igreja universal. "Esta porta recordará todos os peregrinos que vieram da França para abrir a porta de Cristo aos povos da América", explicou a Arquidiocese em um comunicado. O Arcebispo do Quebec, Dom Gerald Lacroix, presidiu uma cerimônia que marcou o início de sua construção.

igreja.jpg
Acima: Interior da Catedral. Abaixo: O Arcebi-
spo do Quebec, Dom Greald Lacroix aprese-
nta o  modelo da Porta Santa junto com o
prefeito da cidade, Régis Labeaume.
A Porta Santa se abrirá para marcar o início do Jubileu dos 350 anos da Catedral no próximo dia 8 de dezembro, e permanecerá aberta até o dia 28 de dezembro de 2014, quando se concluirá o Ano Jubilar. A Porta Santa será instalada na capela do Sagrado Coração na parede norte do templo e representará a "porta estreita" da salvação e a Nosso Senhor Jesus Cristo, "porta das ovelhas", segundo os textos do Evangelho.

A Catedral de Notre-Dame de Quebec, Canadá, é um testemunho da história da Evangelização na América do Norte sendo "em um momento na história, a maior diocese do mundo", explicou a Arquidiocese. A Igreja no Quebec "tem sido um testemunho ativo de todas as mudanças culturais pelas quais nossa sociedade foi passando", além de ser um dos centros de preservação da língua francesa no continente.

O trabalho artístico da Porta Santa foi delegado ao escultor canadense Jules Lasalle, que representou no exterior da mesma a Nosso Senhor Jesus Cristo, que com olhar benevolente é Ele mesmo o caminho até o Reino de Deus. No interior da Porta, se esculpiu a imagem da Santíssima Virgem Maria. A obra artística foi financiada com as contribuições dos Caballeros de Colón e os trabalhos de construção serão doados por uma empresa. O trabalho será especialmente complexo porque os exteriores da Catedral correspondem a um antigo cemitério e por este motivo está proibido realizar escavações no lugar. (GPE/EPC)

Com informações do The Catholic Register e Arquidiocese de Quebec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...