segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A imagem da Virgem dos Desamparados e seu nicho será restaurada ao longo dos próximos cinco meses


De 1 de Outubro, na sequência de um acordo entre a Fundação Hortensia Herrero e a Confraria da Virgem







VALENCIA, 25 de setembro ( DIR ) - .



A Confraria de Nossa Senhora dos Desamparados e a Fundação Hortensia Herrero assinaram um acordo pelo qual a Fundação irá promover a intervenção e restauração da imagem principal da Virgem dos Desamparados na Basílica de Nossa Senhora dos Desamparados em Valência e na restauração da capela da Basílica, como expressou em um comunicado a própria Fundação.A intervenção será realizada pela Generalitat Valenciana , através do Instituto Valenciano de Conservação e Restauro de Bens Culturais , "que começou a realizar em abril passado um estudo aprofundado do estado de conservação atual e necessidade de intervenção", de acordo com o comunicado.
As obras terão início em 1 º de outubro e está programado para continuar por cinco meses "para que valencianos possam venerar a imagem original de sua patrona e acessar sua capela na basílica durante as festas de 2014".
"Depois da análise e estudo visual realizados, a intervenção da imagem, será destinada a travar o processo natural de deterioração causado pela passagem do tempo" e, para isso , " é esperado para fazer uma série de análise mais precisa da madeira, pigmentos e ligantes para que facilitem as decisões com garantias sobre as diferentes ações", segundo o comunicado. A intervenção "será realizada dentro da própria basílica, e cumprirá rigorosamente os princípios da intervenção mínima e máximo respeito para uma imagem tão querida ao povo de Valência e terá como objetivo sua consolidação e limpeza."
Quanto à restauração da capela da Basílica e do nicho da imagem, "as principais intervenções serão feitas nas pinturas murais, esculturas, capitéis e frisuras com rosetas e ouro " .
Durante o período da intervenção, ficará no o altar-mor da Basílica, a imagem peregrina de Nossa Senhora dos Desamparados, feita pelo escultor Carmelo Vicent em 1946.
Fundação Hortensia Herrero
Fundação Hortensia Herrero é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo incentivar, promover, impulsionar o desenvolvimento
, proteção e apoio de: educação, pesquisa científica e tecnologia, cultura, arte, esportes, saúde, a defesa dos direitos humanos, a cooperação para o desenvolvimento, a ação social e bem-estar, a proteção ambiental e a promoção da tolerância, civismo e voluntariado.
No ano passado, a Fundação promoveu na cidade de Valência, a reabilitação da Igreja de São Pedro Mártir e São Nicolau, Bispo e a Igreja de Santa Lucia. Com este novo acordo para restaurar a imagem da Virgem e do nicho, a fundação "reitera o seu compromisso com a promoção e proteção da arte e da cultura valenciana."
(Foto: Manolo Guallart )

Texto: Manuel Pellicer, porta-voz da Confraria

Texto original: Arquidiocese de Valência 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...