sábado, 3 de agosto de 2013

Santuário da Padroeira de Minas: assinatura de convênio de revitalização


A Arquidiocese de Belo Horizonte e o Governo de Minas Gerais assinaram convênio para a revitalização do conjunto arquitetônico, histórico, cultural e paisagístico do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade

A solenidade de assinatura aconteceu nesta quarta-feira, dia 31 de julho, data em é comemorados o aniversário de 53 anos de proclamação de Nossa Senhora da Piedade como Padroeira de Minas.

Após momento de oração na Ermida da Padroeira, o arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo e o governador Antonio Anastasia assinaram o convênio. 

Durante a solenidade, o Arcebispo agradeceu a todos e destacou a importância das obras de melhoria. Este Santuário é uma escola viva de devoção. Pela beleza da natureza Deus nos fala e nos ensina. Aqui podemos viver a Igreja da simplicidade, da contemplação e do amor. Entre as tantas coisas importantes que faremos posso destacar o projeto que irá trazer mais acessibilidade para o Santuário. Isso é muito importante para todos nós, pois aqui é a casa do povo, a casa de todos os mineiros, e queremos receber muito bem aqueles irmãos mais idosos ou que possuem necessidades especiais” afirmou o arcebispo.

O governador Anastasia anunciou com alegria os investimentos que serão feitos no Santuário e lembrou a vocação do Estado de Minas Gerais para o turismo religioso. “Aqui no Santuário temos um ambiente especial de fé e cultura. Precisamos garantir que todos possam usufruir deste patrimônio. Minas Gerais possui uma vocação para o turismo religioso e queremos permitir que os peregrinos de todo o mundo conheçam nossa cultura, nossa religiosidade e nossa hospitalidade”  declarou o governador.

Entre as melhorias previstas está a reforma da Ermida da Padroeira, capela que começou a se construída em 1765 e que será restaurada mantendo as características originais. Também será feito o restauro do antigo Eremitério, a troca do guarda-corpo da Praça Cardeal Mota, a inclusão de rampas e corrimãos, melhorias nos projetos de iluminação, redes hidráulica e elétrica, sistema de sonorização e comunicação. A revitalização está prevista para começar em setembro e as obras devem durar nove meses.

O Santuário da Padroeira de Minas recebe peregrinos desde o século 18. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG). Considerado atrativo turístico de especial relevância pelo Governo de Minas, integra o Caminho Religioso da Estrada Real (Crer), roteiro de peregrinações que liga o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade - Padroeira de Minas, ao Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. 

Até o mês de outubro é comemorado o Jubileu da Padroeira de Minas, clique aqui para ver a programação completa.







 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...