sábado, 31 de agosto de 2013

Igreja dos Aflitos, em Salvador, é reaberta para os fiéis

Salvador - Bahia (Gaudium Press) 

 Uma Missa em Ação de Graças pela restauração e reabertura da Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos, localizada no bairro 2 de Julho, em Salvador, foi celebrada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, nesta última sexta-feira, 30.

A Igreja dos Aflitos, como é conhecida, integra o território paroquial de São Pedro. Padre Aderbal Galvão de Souza havia assumido a manutenção e conservação do templo de Deus, que encontrava-se deteriorado.
Através de recursos vindos da própria comunidade, doações e bazares, foi possível realizar a reforma da 
Paróquia que necessitava de reparos em todas as suas instalações.
Neste momento, a comunidade está empenhada em buscar recursos para a recuperação das obras de arte sacra e pinturas dos séculos XVIII e XIX.


Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos
Construída no século XVIII, a Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos surgiu a partir de um voto feito pelo português Antônio Soares com o objetivo de abrigar a Imagem do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e Boa Sentença, venerada pelos fiéis que frequentavam a apela do antigo convento Nossa Senhora das Mercês.
Colocada a cobertura, em 1748, a Imagem foi transferida para capela. A torre única foi adicionada no século XIX.

O interior da Igreja guarda o estilo barroco predominante do século XVIII e talha do século XIX. O pintor José Joaquim da Rocha, artista baiano do século XVIII, fez a pintura do forro da nave, um medalhão com moldura rococó.

No interior da nave, existem três altares, sendo dois laterais e o arco cruzeiro são do entalhador Maximiniano de Oliveira Brandão, que trabalhou na igreja na primeira metade do século XIX. (LMI)

Com informações Arquidiocese de Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...