sexta-feira, 12 de julho de 2013

Virada Renascentista tem programação musical profana

Apresentações acontecem nos arredores do CCBB

Quem quiser visitar a mostra “Mestres do Renascimento: Obras-primas Italianas” durante o período da Virada Renascentista – que mantém as portas do CCBB abertas durante toda a madrugada do dia de inauguração da exposição, no sábado, dia 13, das 20h às 3h -, também pode aproveitar o evento “Renascimento: Variações sobre o Mesmo Tema”, que acontece nas imediações do prédio. São apresentações musicais que têm como tema a música profana. A entrada é Catraca Livre.

divulgação
divulgação
O público que visitar a Virada Renascentista vai presenciar concertos de música profana nas imediações do CCBB

A iniciativa tem por objetivo possibilitar a um público diversificado o contato com as transformações propostas no período histórico exposto na mostra (final da Idade Média e início da Idade Moderna), que deu origem a uma revolução na forma de pensar e enxergar o mundo. Além da trilha profana, que abre a programação, acontecem outros concertos ao longo do período expositivo, dessa vez, com música sacra.
A série profana celebrada durante a madrugada de abertura fica a cargo do Madrigal Matrix, um coletivo audiovisual que tem curadoria do DJ Valter Nu e participações de Mirton de Paula e Rodolfo Valente, entre outros DJs. Nas apresentações, o público ouve releituras de clássicos renascentistas devidamente reproduzidas e mixadas. O evento conta, ainda, com o músico Martin Willy tocando online de Berlim para a capital paulista. Além disto, imagens são projetadas nos prédios vizinhos.
Já a série de música sacra, com curadoria do maestro Julio Medaglia, é protagonizada por grupos e músicos de reconhecido repertório renascentista, como Audi Coelum (28 de julho, às 12h15), Brassuka e Il Doce Balo (ambos em 11 de agosto, às 16h). Também está prevista uma grandiosa apresentação de orquestra e coro (20 vozes, 25 instrumentistas, 2 solistas vocais e 1 solista de violino) no encerramento da temporada, em 8 de setembro, às 16h, sob a regência de Medaglia.
Mestres do Renascimento
Em cartaz no CCBB entre 13 de julho e 23 de setembro, a mostra inédita “Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas” apresenta 57 obras de um dos mais influentes movimentos artísticos da história da humanidade, em um panorama do florescimento cultural dos séculos 15 e 16, marcada pela revalorização da cultura clássica. Com entrada Catraca Livre, a exposição apresenta mestres como Rafael, Ticiano, Tintoretto, Leonardo da Vinci e Michelangelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...