sexta-feira, 26 de julho de 2013

'Coração ficou pequenininho', diz artesão que fez imagem ao Papa


Réplica de Nossa Senhora Aparecida foi esculpida em Campanha, MG.
Escultor viveu dia de fama e foi cumprimentado por moradores da cidade.

Após ter presenteado o Papa Francisco com uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, o artesão Paulo Henrique Ferreira Pinto viveu um dia de celebridade em Campanha (MG). Nas ruas da cidade, Sodêm, como é conhecido, foi cumprimentado por moradores por onde passava, nesta quinta-feira (25).

"Quero continuar minha vida simples, não quero nada de fama", avisa o artesão.
O Papa Francisco recebeu o presente durante a visita a Aparecida (SP), nesta quarta-feira (24), das mãos do arcebispo Dom Raymundo Damasceno. Após pegar a réplica, o pontífice beijou a imagem como gesto de carinho. Ao final de uma missa celebrada na Basílica Nacional de Aparecida, o Papa ergueu a imagem diante de todos os fiéis presentes. A cena emocionou o artesão.
“Chorei bastante, mas de alegria. Meu coração ficou pequenininho. Fiquei muito emocionado com a cena", conta.
Papa Francisco beijou a imagem de Nossa Senhora Aparecida (Foto: Reprodução EPTV) 
Papa Francisco beijou a imagem de Nossa Senhora Aparecida (Foto: Reprodução EPTV)
No Museu Regional do Sul de Minas, em Campanha, foi montado um local para receber a réplica da imagem dada ao Papa Francisco, a pedido da prefeitura. Uma foto do pontífice foi colocada na parede.
“Nós recebemos muitos turistas na cidade então será um prestígio para eles ver a réplica que o Papa recebeu aqui no museu”, diz o chefe do Departamento de Cultura de Campanha, Nilber Martins Rosa.

Sodêm, é escultor há mais de 40 anos. Suas mãos dão dimensão e volume a pedaços de madeira e seu talento cria símbolos da fé dos católicos. A arte de esculpir imagens ele aprendeu com um alemão. "Ele foi ensinando pra gente e foi ele que trouxe esses trabalhos de madeira para Campanha, e ele era muito bom", lembra o escultor.

Assim surgem anjos barrocos, São Judas Tadeu e Jesus Cristo. Mas o forte do artista são as imagens de Nossa Senhora Aparecida, a santa de devoção. Muitas das imagens feitas por Paulo Henrique vão direto para Aparecida. O presente do Papa Francisco foi encomendado pelo bispo auxiliar do Santuário de Aparecida, Dom Darci, há dois meses. "Ele falou que era um pedido especial, que não era pra ficar nervoso (risos)", lembra o artesão.
Imagem de Nossa Senhora Aparecida será entregue ao Papa em julho (Foto: Reprodução EPTV)Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entregue
ao Papa (Foto: Reprodução EPTV)
A imagem entregue ao Papa é de cedro, mede 40 centímetros e demorou dois dias para ser feita. Após a encomenda especial, os pedidos para o escultor multiplicaram. "Todo mundo quer a imagem do Papa", conta.

O artesão guarda com carinho os convites que recebeu para participar da cerimônia em Aparecida. Segundo ele, o momento jamais será esquecido.

“Foi um momento muito especial, não dá para esquecer. Espero rever o Papa em 2017, se ele vier novamente”.

O Papa Francisco fica no país até 28 de julho, último dia da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro (RJ).
Escultor há 40 anos, Paulo Henrique tem devoção ao trabalho que faz (Foto: Reprodução EPTV)Escultor há 40 anos, Paulo Henrique tem devoção ao trabalho que faz (Foto: Reprodução EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...