domingo, 16 de junho de 2013

Restauro da primeira igreja de Vera Cruz (RS) inicia na próxima semana

Imaculada Conceição, construída 1868, será restaurada com recursos de emenda do deputado Mendes Ribeiro Filho.

Foto: Vera Cruz/Lucas Dalfrancis
A prefeita Rosane Petry (PP) assinou nesta quinta-feira, 13, o contrato que chancela o início do restauro da primeira igreja construída em Vera Cruz. O templo religioso denominado de Imaculada Conceição foi erguido em 1868 por recém-chegados imigrantes alemães e recebeu o tombamento municipal em 2007. A obra de R$ 104.567,42 é oriunda de emenda parlamentar do deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB), através do Programa de Finalidades Turísticas, e inicia na próxima semana.
A estrutura de 220,67 metros quadrados fica na localidade de Linha Dona Josefa, ao lado do cemitério católico onde está o túmulo do primeiro imigrante alemão da antiga Vila Theresa, Philip Limberger. O investimento será empregado na melhoria do forro, do piso, das aberturas e da fiação elétrica. A vencedora da licitação foi à empresa Leo Arend e CIA. LTDA e a obra deve ser entregue em até seis meses. O projeto foi desenvolvido de forma voluntária pelo arquiteto Mário Dummer em parceria com o setor de Engenharia da municipalidade.
Para a prefeita Rosane Petry (PP) a destinação da verba representa a valorização da história através da arquitetura, das raízes do povo alemão e impulsiona o turismo. “Temos motivado empreendedores rurais e turísticos para investirem em suas propriedades, mas enquanto gestores públicos temos de dar o exemplo de quem cuida e preserva suas heranças do tempo”, exalta a líder do Executivo. Embora a igreja católica esteja deteriorada pelo tempo, cerca de 290 pessoas se reúnem no espaço para celebrações e missas uma vez por mês.
Fonte: GAZ / Defender

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...