domingo, 19 de maio de 2013

Ouro Branco (MG) – Ação educativa ensina como preservar peças sacras


Matriz de Ouro Branco. Foto: Divulgação
Igreja Matriz de Santo Antônio. Foto: Divulgação
A iniciativa é voltada para os municípios da região, paróquias e instituições ligadas à temática da preservação. Será emitido certificado de participação. Inscrições gratuitas até 27 de maio.
Uma boa notícia para os defensores do patrimônio cultural. Será ministrada em Ouro Branco a Oficina de Conservação de Peças Sacra.
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio. Foto: Divulgação
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio. Foto: Divulgação
A ação educativa, atrelada à conservação de bens culturais móveis, será realizada dia 29 de maio, de 14h às 17h, na Paróquia Santo Antônio, no centro. O objetivo da proposta é ilustrar como devem ser feitos os procedimentos para conservar as imagens sacras e como ações simples podem contribuir para manter conservado o acervo religioso, artístico e  cultural das igrejas. Essa ação educativa será gratuita e cada município da Região do Alto Paraopeba poderá encaminhar até dois representantes.
Restaurador higienizando imagem. Foto: Divulgação
Restaurador higienizando imagem. Foto: Divulgação
Serão emitidos certificados de participação. Ao participar de ações educativas, centradas na capacitação da comunidade para preservar os bens culturais, o município participante garante recursos via Lei do ICMS Cultural. Trata-se de uma proposta de interesse público que, além de nortear critérios de conservação de peças sacras, vai incrementar a pontuação de ICMS dos municípios. De acordo com o especialista em gestão do patrimônio cultural Éverlan Stutz, o foco da proposta é mostrar para zeladores e pessoas que cuidam das igrejas como deve ser o processo de limpeza, higienização e até os produtos que podem ser usados sem danificar as imagens sacras. “A ideia é conservar para não chegar ao ponto de ter que restaurar”, afirma.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 25 de maio pelo e-mail comunicacaoaacob@yahoo.com.br
Fonte: AACOB – Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...