segunda-feira, 20 de maio de 2013

Exposição: Uma Assinatura na Arte Anônima: dito Pituba





Período: 11/05 a 30/06

O Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura, exibe uma amostra muito especial de seu acervo: obras de Benedito Amaro de Oliveira, dito Pituba, santeiro popular do interior de São Paulo da virada do século XIX para o XX. Pituba trabalhou com barro, madeira e gesso e produziu pequenas imagens de santos, crucifixos, oratórios e os típicos divinos, peças exibidas nesta mostra temporária, intitulada “Uma Assinatura na Arte Anônima: dito Pituba”.

A Arte Sacra constitui a expressão de experiências pessoais em relação ao sagrado, como também busca manifestá-las de modo pedagógico. Nota-se, assim, uma peculiaridade: a prevalência de obras não assinadas pelos artistas que as produziram. Muitas razões justificam este anonimato. De todas elas, a de maior significado diz respeito ao próprio cerne deste fazer artístico: cada obra é fruto da experiência de fé daquele que a produziu; o indivíduo, através da arte, busca manifestar Deus agindo na sua própria vida, na de uma comunidade, um povo ou uma nação.

Em São Paulo, surgiram chamados “santeiros”, que, de modo notável, produziram um memorável acervo de imagens de arte religiosa para atender ao clamor devocional popular. Eram imagens simples, colocadas em pequenos oratórios dentro ou fora das casas. Eram “santeiros” anônimos, pois o ofício bastava-lhes.

Em meio a tantos “santeiros”, destaca-se o paulista Pituba, que passou a assinar suas obras, como as que o Museu de Arte Sacra de São Paulo exibe nesta exposição.



Exposição: Uma Assinatura na Arte Anônima: dito Pituba
Período: 11 de maio a 30 de junho de 2013
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo. Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326.3336 – visitas monitoradas
Horário: terça a sexta das 9h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h
Ingresso R$ 6,00 (estudantes e professores pagam meia); grátis aos sábados

Fonte: Museu de Arte Sacra de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...