quarta-feira, 10 de abril de 2013

Museu de Arte Sacra promove atividades para pessoas com deficiência

Cego aprecia os presépios expostos no Museu de Arte Sacra 
Cego aprecia os presépios expostos no Museu de Arte Sacra

Para celebrar o Dia Nacional do Braile, comemorado nesta segunda-feira, 8, o Museu de Arte Sacra oferece, durante todo o mês de abril, atividades dirigidas a grupos de pessoas com deficiência visual e a interessados em conhecer as possibilidades de trabalho com estes públicos em equipamentos culturais. Os interessados devem realizar agendamento prévio por e-mail.

Dia do Braile
De acordo com a Fundação Dorina Nowill, a data foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento de José Álvares de Azevedo – o primeiro professor cego brasileiro. Cego desde o nascimento, ele estudou o método em Paris e, de volta ao Brasil, passou a ensinar e a difundir o braile, o que lhe rendeu o título de Patrono da Educação dos Cegos no Brasil.

Museu de Arte Sacra
Detém um conjunto de cerca de 4.000 peças, abrangendo o período que se estende do século XVI chegando até os nossos dias. As coleções compreendem imaginária sacra, prataria e ourivesaria, pintura, mobiliário, retábulos, altares, vestimentas e livros raros, uma riquíssima coleção de presépios do mundo todo. Enfim, uma preciosa coleção que ostenta obras de autores exponenciais, destacando-se entre eles Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814).

A parte interna do Mosteiro, onde está 90% do acervo tem uma ótima acessibilidade arquitetônica, embora precise de ajustes previstos para 2011.

Os educadores foram capacitados e oferecem um atendimento de altíssima qualidade a todos os visitantes – com ou sem deficiência.

Há material de apoio para compreensão do acervo e um grande número de peças disponíveis ao toque.
Grupos pequenos (até 4 pessoas) de visitantes com deficiência podem solicitar visita guiada nos fins de semana. Demais grupos, com ou sem deficiência devem agendar visitas durante a semana. O museu funciona de terça a domingo, das 11 às 18 horas.

O roteiro é universal respeitando a inclusão, assim, as PcD fazem a visita junto com as pessoas sem deficiência. Para o sucesso da visita pede-se apenas informar número de visitantes com deficiência e tipo de deficiência para melhor organização do espaço e dos recursos.

Serviço
Museu de Arte Sacra (Avenida Tiradentes, 676, Luz, São Paulo) ou pela Rua Jorge de Miranda, 45
Agendamento: plural@museuartesacra.org.br ou por telefone (11) 3326-3336
Estacionamento Gratuito.

Fonte: Museu de Arte Sacra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...