sexta-feira, 1 de março de 2013

A Sede de Pedro está vacante e a Igreja reza pelo novo Papa

VATICANO, (ACI/EWTN Noticias).- Com a retirada da Guarda a Suíça e o fechamento das portas da residência pontifícia de Castel Gandolfo nesta quinta-feira 28 de fevereiro às 8:00 p.m. (hora de Roma) marcou-se o início do período conhecido como Sede vacante (ou Sé Vacante), e os católicos do mundo elevam suas orações pelos cardeais que no conclave escolherão o novo Papa e sucessor de Bento XVI.

O agora Papa Emérito, Sua Santidade Bento XVI, despediu-se dos cidadãos de Castel Gandolfo antes de ingressar na residência pontifícia aonde chegou logo de um vôo em helicóptero de aproximadamente 20 minutos de duração.

O Romano Pontífice Emérito residirá nestas vilas pontifícias durante dois meses e logo se transladará ao mosteiro Mater Ecclesiae, localizado-se nos jardins vaticanos, onde viverá uma vida de oração após quase 8 anos de pontificado.

Na quarta-feira 27 de fevereiro, em sua última audiência geral, Bento XVI dirigiu uma especial mensagem ante 200 mil pessoas que encheram a Praça de São Pedro. Em seu discurso ele disse que não abandona a cruz nem a Igreja, deu graças a todos, e assinalou que seguirá acompanhando os católicos através de sua oração.

Agora, com a Sede vacante, corresponde aos 115 cardeais eleitores escolher o sucessor de São Pedro no conclave que deve ser convocado pelo decano do Colégio Cardinalício, o Cardeal Angelo Sodano.

Neste período as questões de governo da Igreja são exercidas pelo camerlengo da Igreja Romana, o Cardeal Tarcisio Bertone, que foi Secretário de estado de Bento XVI. Seu cargo é um dos poucos (como o Penitenciário Mor, assumido pelo Cardeal português Manuel Monteiro de Castro) que não cessa durante a Sede vacante, como ocorre com todos os outros cargos da cúria do Vaticano.

Logo depois das congregações gerais, que são reuniões dos cardeais eles ingressarão no conclave para eleger o novo Papa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...