quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Espanha: Universidade Complutense de Madri pretende acabar com as capelas do campus

Site MásLibres.org retruca ao reitor: ''A única cruzada nesta universidade é da reitoria contra as capelas'

Madri, (Zenit.org)

O reitor da Universidade Complutense de Madri (UCM), na Espanha, voltou a confirmar a intenção de extinguir as capelas do campus. José Carrillo, conforme denúncia da plataforma de cidadania Maslibres.org, “esquentou o clima para o encontro previsto com a arquidiocese nesta semana”, ao afirmar que “existe uma ‘cruzada’ em defesa de tais espaços”.
O porta-voz da MasLibres.org, Miguel Vidal, contesta: “A única cruzada que existe é a de Carrillo contra a liberdade religiosa na universidade. Mais especificamente, contra as capelas católicas instaladas por um convênio com a arquidiocese de Madri”.
A proposta de salas multiconfessionais não convence a MasLibres. “Essa ideia é tão excêntrica quanto incompatível com a prática da liberdade religiosa. Cada religião tem seus ritos, sua configuração de espaços, etc. É tão disparatado quanto propor que as provas de filosofia sejam feitas nos laboratórios de química. A verdadeira intenção é fazer de tudo para acabar com a identidade católica de alguns setores da universidade. Parece que a reitoria está pensando: ‘Se não fecharmos as capelas, pelo menos vamos obstaculizar ao máximo o desenvolvimento das atividades delas’”.
Carrillo reafirmou que “o arcebispado está por trás do site Hazteoir.org”, o que lhe rendeu esta resposta de Vidal: “Eles [a reitoria, ndr] continuam pensando como nos tempos da Internacional comunista. Eles acham que os conspiradores somos nós. Estão com a cabeça cheia de fantasmas do mesmo passado de onde eles vêm. E a Espanha não é a terra de Ceaucescu”.
De acordo com Vidal, “os sites MasLibres.org e HazteOir.org se limitaram a dar apoio às mobilizações dos estudantes e dos funcionários da UCM em defesa da liberdade religiosa. Carrillo deve saber que vamos continuar trabalhando, conforme acharmos mais conveniente, com absoluta independência”.
Para saber mais (em espanhol): http://www.hazteoir.org/noticia/50743-nica-cruzada-que-hay-ucm-é-próprio-carrillo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...