quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Igreja tombada como patrimônio histórico restaurada em Ipatinga/MG

Igreja de Ipaneminha estava interditada desde 2009 para reformas. Obras de reestruturação duraram cerca de seis meses.
Parte frontal da igreja foi completamente mantida em sua estrutura original. (Foto: Patrícia Belo/G1)
A restauração da Capela de São Vicente, em Ipaneminha, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada na zona rural de Ipatinga (MG) está concluída. No dia 27 de janeiro, uma celebração de ação de graças, missa e um almoço comunitário festejaram a rentrega deste patrimônio cultural à comunidade.
A obra de restauração foi feita pelo responsável da paróquia, padre José Enésio Pinheiro, e demorou cerca de seis meses para ser concluída. A reforma e restauração foram feitas a partir de projetos desenvolvidos pelos professores de Arquitetura do Unileste, Rogério Braga e Quênia Alves. Segundo o pároco, foram gastos na reforma o equivalente a R$ 48 mil.
“Recebemos muitas doações de materiais. Se tivessemos que comprar tudo, daria muito mais que R$ 48 mil. Também não pagamos nada de mão-de-obra, pois eu mesmo fiz a estruturação juntamente com dois ajudantes , aqui da comunidade”, conta.
A administração da paróquia quis manter todos os detalhes do altar principal. (Foto: Patrícia Belo/G1)
O aposentado Mário de Almeida diz estar impressionado com o trabalho de restauração, tamanha a originalidade da igreja reformada.
“Ficou igualzinha a igreja que eu vi na década de 1950. Não mudaram nada. No altar mantiveram todos os detalhes, como as cores, a posição dos santos e até mesmo algumas falhas que tinha no santíssimo”, destaca.

Restauração
O processo de restauração recuperou o telhado e seus beirais, assoalho, mezanino, campanário, altar-mor e bancos. Grande parte das vigas de sustentação de madeira foi substituída por concreto e revestida com madeira, reforçando-as, mas preservando a arquitetura original. O assoalho, antes rente ao chão, voltou a ser suspenso, como foi feito na primeira versão, mas com as tábuas corridas apoiadas sobre vigas de concreto, dando mais sustentação e durabilidade ao trabalho.
“Tentamos de todas as maneiras manter a ideia original da igreja, visto que de acordo com o projeto não se pode mexer na estrutura original. O difícil é aproveitar os restos da igreja, como as madeiras, e transformá-las em novas”, diz o padre.

História
Construída pelos primeiros moradores da zona rural de Ipatinga, a igreja São Vicente de Paulo, conhecida como igreja do Ipaneminha, teve as portas lacradas pelo município em de janeiro de 2009, após a queda do beiral frontal. Desde então, as missas não eram mais realizadas dentro do templo em função da falta de segurança.
A capela, tombada como patrimônio municipal com base no decreto 3.580, de 3 de setembro de 1996, é de propriedade da Diocese Itabira-Coronel Fabriciano. Por Patrícia Belo

Defender

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...