domingo, 30 de dezembro de 2012

Turistas precisarão passar por higiene antes de visitar Capela Sistina

Os afrescos pintados por Michelangelo há 500 anos estariam em estado grave
Os afrescos pintados por Michelangelo há 500 anos estariam em estado grave Foto:
El País - O Globo

VATICANO - O Vaticano anunciou que os turistas que visitarem a Capela Sistina nos próximos anos precisarão passar por um processo de higiene. O objetivo é proteger os afrescos pintados por Michelangelo há 500 anos que, segundo Antonio Paolucci, diretor dos museus da sede da Igreja Católica, estão em estado grave.

O aumento de turistas (hoje são cinco milhões por ano, com picos de até 300 mil por dia), de acordo com o Vaticano, tem causado sérios danos às pinturas. A forte presença de pessoas altera a temperatura da sala.
Para resolver o problema, o Vaticano planeja instalar, no início de 2013, tapetes especiais para limpar os calçados dos visitantes e aspiradores potentes para absorver as partículas de poeira das roupas.
Além destas medidas, os turistas ainda passarão por uma sala em que reduzirão a temperatura corporal e o nível de umidade.

— Os grandes inimigos dos afrescos são a temperatura, a umidade e o dióxido de carbono — explicou Antonio Paolucci ao jornal italiano Corriere della Sera.

O número de visitantes da Capela Sistina dobrou nos últimos 10 anos. A ideia do Vativano é proteger o patrimônio de maneira que não impeça os visitantes de continuarem a frequentar o local.
Assim, tem previsto para ano que vem um novo sistema de climatização e controle de umidade e poeira. Os equipamentos são outra esperança de Paolucci para evitar uma medida mais drástica.

— Se as medidas derem certo, não precisaremos limitar a entrada. Caso contrário, precisaremos recorrer a esta estratégia — declarou Paolucci.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/mundo/turistas-precisarao-passar-por-higiene-antes-de-visitar-capela-sistina-7117047.html#ixzz2GO6Uy16g

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...