sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Numa Exposição de Presépios, os visitantes chegam com sede da Beleza de Deus

São Paulo (Gaudium Press) Padre José Arnaldo Juliano dos Santos é o sacerdote capelão do Mosteiro da Luz, em São Paulo. Além de Professor, ele é Coordenar do Setor de Cursos e Pesquisas no Museu de Arte Sacra de São Paulo.
jose_arnaldo_juliano_santos_padremosteiro_da_luz.jpg
Agora, por ocasião do Natal, sob responsabilidade do Padre José Arnaldo, foi organizada, nas dependências do Museu de Arte Sacra que fica no interior do Mosteiro edificado por Santo Antônio de Santana Galvão, uma mostra rica e variada de Presépios de todo o mundo. A exposição tem atraído muitos visitantes.
Chama atenção o fato de esses visitantes trazerem consigo não apenas uma curiosidade cultural, mas um interesse religioso e saudoso. São pessoas que, muitas vezes, têm saudades de uma coisa que nunca viram...
Padre José Arnaldo falou com a Gaudium Press. As palavras dele que aqui transcrevemos, explicam muito do sucesso da Exposição e, inclusive apontam e esclarecem tendências latentes na Opinião Pública que são pouco comentadas na midia:
Gaudium Press - O que mais atrai alguém para visitar uma exposição de presépios? A saudade de ver objetos religiosos bonitos, a procura da inocência, mera curiosidade ou a sede de religiosidade?
Padre José Arnaldo Juliano dos Santos - Os visitantes de uma Exposição de Presépios são atraídos pelo encanto do próprio Presépio. Sem dúvidas que cada visitante traz a saudade do Belo da Arte Sacra, mas também e sobretudo, vem atraído pela religiosidade e inocência que manifesta cada presépio. Vivemos um momento de apatia com relação à contemplação e à transcendência; vivemos um momento de obscuridade religiosa, de relativismos de crenças e de um individualismo exacerbado. Os visitantes aqui chegam com sede da Beleza de Deus manifesta na Arte Sacra. Assim, o caminho da Beleza sempre abre as portas para cada visitante, afim de que este se direcione a Deus, a Jesus Cristo e Seu Evangelho. A Arte é um meio muito eficaz de evangelização.
G P - Agora no Natal, a mostra de Presépios tem alguma relação com o Ano da Fé?
Padre José Arnaldo - Totalmente!!! Tudo o que está se realizando no Museu de Arte Sacra de São Paulo, também, contempla com seriedade o Ano da Fé. No mês de Outubro, foi inaugurada uma exposição sobre "os 70 anos do Congresso Eucarístico de 1942 em S. Paulo" e o título da Exposição foi "Cenas de um Encontro da Fé".
G P - Durante o Ano, como é o fluxo de visitas ao Museu?
Padre José Arnaldo - O fluxo de visitas, durante o ano, no Museu de Arte Sacra de São Paulo é muito relevante. Atinge cerca de 25 mil pessoas. O público é bem variado. No entanto, notabilizam-se as visitas agendadas de Escolas Pública e Particulares (católicas e laicas); de Grupos específicos: Universitários; Militares; Turistas nacionais e estrangeiros; Religiosos(as); Coroinhas; Crianças da Catequese de diversas comunidades; Crismando; etc. Devemos considerar também o público que aqui se aproxima pela riqueza artística e católica do acervo do Museu que estão nas dependências do Mosteiro da Luz, construído na segunda metade do século XVIII por Santo Antônio de Santana Galvão, nosso primeiro santo brasileiro. O estilo é totalmente Barroco.
G P - Muitas das catedrais góticas são chamadas de "catecismo de pedra". Os presépios também fazem catequese? Como?
Padre José Arnaldo - Como já afirmei, a Arte Sacra na sua estatuária e arquitetura é toda ela uma verdadeira Bíblia para todos nós e, principalmente, em nossos tempos em que a imagem é muito acentuada para a compreensão de um fato. O presépio é de uma riqueza catequética imensurável. Riqueza teológica sem igual. No entanto, penso que deveríamos explica-lo melhor a todos e não apenas montá-lo e pronto... A Arte Sacra deve ser explicada também, afim de que todos compreendam que seu motivo maior é o de nos remeter ao Mistério de Cristo.
G P - Na linha da pergunta anterior, o senhor tem algum fato pitoresco ou edificante acontecido com algum visitante que possa nos contar?
Padre José Arnaldo - A experiência neste sentido é muito dignificante. Se eu fosse narrá-la na sua totalidade escreveria um grosso livro. Mas, digo que cada visitante se emociona, se concentra, contempla e renova sua fé diante de cada presépio que aprecia detalhadamente.
G P - O senhor acredita que a mostra incentivará a montagem de presépios nas casas dos visitantes, ou estes vêm a mostra apenas como uma exposição cultural?
Padre José Arnaldo - Com certeza! O propósito do Museu não é apenas o de mostrar uma variedade de presépios, mas sim, também, de suscitar o desejo de montar o presépio em casa. Neste ano, a Exposição temporária de presépios tem como título: "Presépios no Museu como em casa". Estou sentindo que o propósito atinge o seu objetivo. Muitos saem daqui com a consciência de que o Natal é de Jesus Cristo e não do Papai Noel e que o presépio não é uma mera ornamentação de Natal, mas sim o sinal da presença de Jesus Cristo em cada Família.
presepio_museu_de_arte_sacra_de_sp.jpg
G P - Quantos presépios estão expostos? Qual deles chama mais a atenção por sua piedade, e qual por seu estilo artístico?
Padre José Arnaldo - Interessante ... todos chamam a atenção do visitante pela sua piedade, pois o mesmo visitante
ao contemplar cada presépio se identifica nele e se remete à piedade cristã. Todos, também, tem sua singularidade artística, pois provém de uma determinada região ou nação. Mas, os dois mais notáveis são: o presépio Napolitano que fica permanentemente em exposição e o do Mestre Vitalino que colocou o nascimento de Jesus em meio da realidade nordestina. Mas, como disse, cada um tem sua singularidade e no Museu de Arte Sacra temos presépios japoneses, africanos, do Peru e assim por diante.
GP - O senhor acredita que a mostra incentivará a montagem de presépios nas casas dos visitantes, ou estes vêm a mostra apenas como uma exposição cultural?
Padre José Arnaldo - Com certeza! O propósito do Museu não é apenas o de mostrar uma variedade de presépios, mas sim, também, de suscitar o desejo de montar o presépio em casa. Neste ano, a Exposição temporária de presépios tem como título: "Presépios no Museu como em casa". Estou sentindo que o propósito atinge o seu objetivo. Muitos saem daqui com a consciência de que o Natal é de Jesus Cristo e não do Papai Noel e que o presépio não é uma mera ornamentação de Natal, mas sim o sinal da presença de Jesus Cristo em cada Família. (JSG/EPC)
Serviço
Museu de Arte Sacra de São Paulo - MAS/SP
Avenida Tiradentes, 676 - Bairro da Luz
De terças a domingos, inclusive feriados, das 10h às 18h
Ingressos: sábado: gratuito; demais dias: R$ 6,00 (inteira) R$ 3,00 (meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...