sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Programa: “Ouvertures e Suites Orquestrais” da Orquestra Arte Barroca




Programa: “Ouvertures e Suites Orquestrais”
Orquestra Arte Barroca
Solista convidado: Cesar Villavicencio (flauta-doce)
Pateo do Collegio – 11 de novembro de 2012 – 12h00
Pça. Pateo do Collegio, 2, Centro, São Paulo
ENTRADA FRANCA

SINOPSE

No séc. XVII, o termo Ouverture significava uma peça musical geralmente em duas seções, a primeira, mais lenta, com figuras rítmicas pontuadas, contrastando com a segunda, mais animada, em estilo fugato, em compasso ternário ou composto. Estas características foram desenvolvidas e consolidadas por Jean-Baptiste Lully.
A Ouverture alcançou outras regiões da Europa, tais como a Inglaterra e a Alemanha, influenciando vários compositores. Um exemplo disso é a publicação das ‘Ouvertures avec tous lês airs’ das Óperas de Lully, feita em 1967 na Alemanha por Estienne Roger, famoso editor responsável pela publicação da maioria das obras de Vivaldi.
Entretanto, o termo assume na Alemanha outro sentido, referindo-se a Suites que começavam com uma Ouverture. De um modo geral, as suítes são coleções de peças instrumentais agrupadas para serem tocadas em uma única sessão, sendo que no Barroco, é um gênero musical que consiste de vários movimentos na mesma tonalidade, com alguns destes baseados em formas e movimentos de dança.
A Orquestra Arte Barroca, orquestra de cordas que se utiliza de réplicas de instrumentos antigos, objetiva com esse programa a difusão de peças musicais elaboradas no século XVIII e, em última instância, contribuir para a formação de novas platéias para a música erudita.
CURRÍCULO DA ORQUESTRA

"Formada em 2007 por Paulo Henes, a Orquestra Arte Barroca tem como proposta interpretar o repertório camerístico e orquestral dos séculos XVII e XVIII. Com entusiasmo, estudo e idealismo, procura aperfeiçoar sua interpretação orientando-se pelo estudo de tratados de época do período Barroco, por meio de elementos estilísticos, históricos e biográficos. Busca também uma sonoridade diferenciada utilizando-se de cópias de instrumentos barrocos usados nas orquestras daquele período. Além de violinos e violas, usa outros instrumentos que compunham o baixo contínuo, tais como violoncelo, contrabaixo, guitarra barroca, teorba e cravo. Sua pesquisa de repertório em bibliotecas da Europa e em sites especializados procura trazer ao público obras de compositores menos conhecidos e de execução ainda inédita".

Paulo Henes – Spalla e Diretor Artístico
Solista convidado – Cesar Villavicencio: flauta doce
Renan Vitoriano, Beatriz Ribeiro, Marcelo Eduardo Borges – violinos
Pedro Ribeiro – flauta doce
William Coelho – viola
Pedro Beviláqua – violoncelo
Gilberto Chacur – contrabaixo
Fernando Cardoso – cravo

CURRÍCULO DO SOLISTA

Cesar Villavicencio – flauta-doce
Formado no Conservatório Real de Haia, Holanda, onde estudou com Ricardo Kanji, é pesquisador e intérprete da música dos séculos XVII, XVIII e também se dedica à música contemporânea e à improvisação livre. Possui doutorado em Música pela University of East Anglia, Inglaterra, e concluiu recentemente pós-doutorado no Departamento de Música da ECA/USP  (Fapesp). Atualmente é professor de flauta doce na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em 2009 gravou junto de Ricardo Kanji um CD com duos de flauta doce. Participou de concertos e gravações integrando a Amsterdam Baroque Orchestra sob a direção de Ton Koopman e Les Arts Florissants conduzida por William Christie. Como pesquisador tem orientado projetos e apresentado trabalhos no Conservatório Real de Haia e em diversas universidades dos Estados Unidos e do Brasil.


PROGRAMA DE CONCERTO
Johann Bernhard Bach (1676 - 1749)
OUVERTURE EM SOL MENOR
1.       Ouverture
2.       Air
3.       Rondeau
4.       Loure
5.       Passepied
Georg Philipp Telemann (1681 - 1767)
Suite para flauta doce e cordas em lá menor – TWV 55: a3
1.       Ouverture
2.       Les Plaisirs
3.       Air L'italien
4.       Menuet I & II
5.       Réjouissance
6.       Polonaise
Henry Purcell (1659 - 1695)
ABDELAZER SUITE or THE MOOR'S REVENGE
1.       Ouverture
2.       Rondeau
3.       Air
4.       Minuet
5.       Air
6.       Hornpipe

Duração : 50 min
Classificação indicativa livre

CONTATOS:
 Gilberto Chacur – (11) 99291-5792

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