terça-feira, 27 de novembro de 2012

Natal em Palha chega ao Museu de Arte Sacra de São José dos Campos-SP

Uma das peças do artesão Aristides Almeida é o presépio, confeccionado com palha de milho
 

O natal está chegando, e para comemorar a data, o Museu de Arte Sacra de São José dos Campos realiza a exposição “Natal em Palha”, do artesão Aristides Antônio de Almeida. A mostra começa no próximo dia 27 e segue até 28 de fevereiro de 2013. São peças confeccionadas em materiais naturais, como palha de milho, cascas e sementes.

No museu, estarão reunidas cerca de 20 peças, entre diversos tipos de imagens sacras como presépios, santa ceia, santos e anjos. “A exposição traz imagens que remetem à religiosidade do natal, teremos vários tipos de presépios, que são bastante tradicionais para a data”, comentou a coordenadora da exposição, Edna Martelo.

O artesão Aristides Antônio de Almeida, 41 anos, nasceu em Itararé, interior de São Paulo, e vive do artesanato há mais de 12 anos. Ele confecciona qualquer tipo de trabalho a partir de uma imagem. Antes de utilizar a palha, ele trabalhou com cerâmica, pintura e dobradura de arame, mas sempre buscou algo em que pudesse se destacar. A partir de um quadro da Santa Ceia, teve a idéia de reproduzi-lo em palha de milho e não parou mais.

Aristides participou por diversas vezes do Revelando São Paulo – Vale do Paraíba, em São José dos Campos, e na última edição, expôs uma peça única, confeccionada em palha de milho: São Jorge travando batalha com um dragão, medindo 80 cm por 1 metro de altura. Hoje, o artista trabalha com a família na criação de imagens sacras e concentra todos os esforços neste tipo de arte.

Museu de Arte Sacra de São José dos Campos fica na Travessa Chico Luiz, 67, no centro de São José dos Campos. O público pode visitar a exposição “Natal em Palha” de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é franca. Outras informações pelo telefone (12) 3921-7226.

Fonte: Prefeitura da Cidade de São José dos Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...