quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Exposição: Crucifcação





Símbolo universal e com múltiplos sentidos, a cruz esteve presente em diversas culturas como a hebraica, a egípcia, o hinduísmo, a românica, a chinesa, a asteca, entre outras. Contudo, a partir do século II com Tertuliano, ela é convertida em senha e assume uma identidade para os cristãos.
Antes do século IV a cruz era pouco usada. Somente após a reforma do imperador romano Constantino que a cruz ganhou força, passou a ser símbolo do poder de Deus e começou a ser usada nos combates.
Devido as grandes navegações e descobrimentos marítimos, a cruz tornou-se conhecida pelo mundo afora. Por toda a parte ela esteve presente: velas das caravelas, jóias, estandartes, livros. Ela foi introduzida no cotidiano das pessoas desde o nascimento até a morte.
Na formação da nação brasileira a cruz também esteve presente, por meio das missões jesuíticas, das entradas e bandeiras e, até nos primeiros nomes de “batismo”: Ilha de Vera Cruz (1500); Terra de Vera Cruz (1503); Terra de Santa Cruz (1503); além de algumas das atuais cidades brasileiras terem em seu nome a palavra cruz como é o caso de Cruz Alta (Rio Grande do Sul), Cruz (Ceará) e Cruz do Espírito Santo (Paraíba).
A exposição Crucificação proporcionará ao visitante uma viagem através do universo da cruz, onde mostra exatamente o momento em que Jesus Cristo está na cruz do Calvário através dos crucifixos de diversas composições, tais como, metal, madeira e marfim datados dos séculos XVIII e XIX provenientes da Antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá demolida em 1968, da Igreja Senhor dos Passos e da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, além de peças do acervo pessoal de Dom Francisco de Aquino Corrêa onde cada crucifixo tem a sua particularidade.
Um dos crucifixos que o visitante poderá apreciar é um de mesa em estilo barroco feito em madeira dourada com traves retangulares do século XVIII e proveniente da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Ele traz uma imagem de Cristo talhada em madeira com pigmentação policromada e na base da cruz há um lírio d’água em formato de cálice voltado para baixo com aplicação de folha de ouro.
O objetivo da exposição é levar ao conhecimento dos símbolos, cruz e crucifixo que apesar da variedade e diversidade de forma, modelo e tamanho, atinge o seu esplendor e conta um pouco sobre a história da cruz, do barroco, da arte sacra e resgata as expressões diversas que o crucifixo ganhou através das manifestações religiosas do povo mato-grossense. Ao apreciar tal exposição, o visitante verá não apenas o simbolismo usual da cruz, como instrumento de sofrimento e dor, bem como o resgate do sentido essencial da vida, da felicidade e da esperança.

Endereço: Praça do Seminário, Rua Clóvis Hugney, nº 239 2º Andar, bairro Dom Aquino,
Prédio Seminário N. Sra. da Conceição - Cuiabá – MT / Brasil CEP:78015-325
Data da exposição: 07 Novembro / Dezembro de 2012.
Horários de Visitação:13h as 18h.
Agendamentos Escolares ou grupos: De Segunda a Sexta - feira das 09h as 12h e das 13h as 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...