domingo, 11 de novembro de 2012

Arquidiocese de Salvador-BA abre as inscrições para Concurso de Presépios

Salvador (Gaudium Press) 

A Arquidiocese de Salvador (Bahia) com o intuito de celebrar o nascimento do menino Jesus, está promovendo pelo segundo ano consecutivo, um concurso de presépios.
A iniciativa faz parte do projeto Salvador, cidade natal do Brasil, e tem como objetivo animar as famílias, as comunidades paroquiais, instituições e lojistas a montarem presépios e, assim, dar destaque ao Menino Jesus.
Presepio_2011-5-1.jpg
Para participar, é necessário enviar uma fotografia do presépio montado, com as figuras de Jesus, Maria e José, para o e-mail contato@arquidiocesesalvador.org.br até o dia 10 de dezembro.

Este ano serão distinguidas três tipos de categorias: a Residencial, para presépios montados em residências; a Paroquial, para os montados em igrejas (paróquias, comunidades e capelas); e a Institucional, para aqueles montados em instituições como casas comerciais, faculdades, shoppings e supermercados.

Confira aqui o regulamento!

Costume antigo
O presépio é a representação do nascimento de Jesus e foi montado pela primeira vez em 1223, por São Francisco de Assis. Naquela ocasião, ao invés de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo celebrou na floresta de Greccio, para onde mandou transportar as imagens do Menino Jesus, de Maria e José, uma manjedoura, um boi e um burro, e utilizou essa dinâmica para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus.
O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores e o cantar dos anjos.

Foi já no século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo. Também na Bahia a tradição é grande, como herança da nossa história cristã e católica. (EPC)

Com informações da Arquidiocese de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...