quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Igreja de São Miguel, em Biguaçu-SC, sofre com falta de restauração

Construção tem mais de dois séculos e é patrimônio histórico nacional. Igreja está com teto comprometido e foi modificada sem autorização.



A Igreja de São Miguel, em Biguaçu, na Grande Florianópolis, está sem manutenção. Por falta de segurança, a imagem do padroeiro da igreja está guardada na sede da Polícia Federal, em Florianópolis.
A construção tem mais de dois séculos e é tombada como patrimônio histórico nacional. Porém, a igreja está com as paredes e teto comprometidos. Além disso, durante reformas improvisadas, o interior da igreja foi modificado sem autorização.

Diva Siqueira Sobrinha, moradora da comunidade e frequentadora da igreja, afirma que, antigamente, o santo do altar ficava em um nicho. “Era um nicho lindo, e desapareceu durante o restauro” lamenta.
A falta de estrutura da paróquia envolveu até a Polícia Federal. Há 32 anos, a principal imagem do padroeiro foi furtada de dentro da igreja e só foi recuperada em 2011. Por questão de segurança, a imagem de São Miguel Arcanjo não voltou ao altar.

Carlos Eduardo Tavares, agente da Polícia Federal, explica que a sede da PF é o local mais seguro até a complementação das obras da igreja. A imagem foi encontrada em um antiquário no Rio de Janeiro (RJ) e estava a venda por R$700 mil reais.  Dentre os fiéis, circula uma lista com itens históricos que sumiram da paróquia. Entre eles, um sino doado por Dom Pedro II.

Para a recuperação da igreja, é necessária a contratação de pessoas especializadas e por isso, ainda não a previsão do inicio das obras. “Temos que procurar material e técnica construtiva da época. Por isso, é necessário contratar um arquiteto especialista”, explica Simone Barreta, diretora de planejamento urbano.

Fonte: Defender

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...