terça-feira, 25 de setembro de 2012

Diocese de Novo Hamburgo (RS) promoverá o XVI Festival de Artes Cristãs

Novo Hamburgo (Gaudium Press) 

A Diocese de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, por meio do departamento de folclore do Curso de Liderança Juvenil (CLJ), promoverá no dia 30 de setembro o XIV Festival de Artes Cristãs (FAC), que visa integrar os diversos grupos paroquiais do CLJ da região para colocarem seus talentos à disposição de Deus. Este ano, o festival acontecerá no auditório do Colégio Marista Pio XII, na cidade gaúcha.

O próprio Papa Bento XVI em uma mensagem enviada ao presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, o arcebispo Gianfranco Ravasi, em novembro de 2008, afirmou que: "os cristãos estão chamados a dar razão não só da verdade, mas também da beleza da própria fé, mediante obras belas e boas ao mesmo tempo, que remetem a outra beleza, verdade e bondade que só em Deus tem sua perfeição e sua fonte última". Inspirados nessas palavras do Pontífice é que o FAC, tem como principal objetivo --há mais de dez anos-- divulgar as formas de arte que expressem o amor e louvor a Deus,além de reunir os integrantes do movimento CLJ para um dia de confraternização. Cada grupo participante terá a possibilidade de apresentar seus trabalhos em música, pintura, desenhos, teatro, danças. As obras inscritas deverão estar dentro da temática cristã.

É importante destacar que nesta edição o evento conta com uma novidade: será disponibilizado nas mídias, a partir do perfil do CLJ na rede social "Facebook", todas as produções feitas pelos grupos para a categoria desenho. Quem acessar poderá, além de conferir os trabalhos, votar no seu preferido. Os votos serão somados, juntamente com a opinião dos jurados, para a premiação do dia 30.
O festival terá início às 9h e se encerrará com a celebração da santa missa, que será presidida pelo diretor espiritual diocesano do CLJ, padre César Augusto Worst e concelebrada pelos diretores espirituais auxiliares, padres Lucas Peres e Valnei Armesto. Os ingressos para o evento são limitados e podem ser adquiridos com as coordenações paroquiais do movimento.

De acordo com o departamento de folclore do CLJ, os jovens dos mais de quarenta grupos da diocese já realizaram a inscrição de suas apresentações e estão em fase ardorosa de ensaios. Apesar de haver premiações em todas as categorias, os participantes têm consciência de que o mais importante é a união de todos os artistas para o louvor ao Senhor por meio dos seus dons.

CLJ na Diocese de Novo Hamburgo
Na região da Diocese de Novo Hamburgo, o 1º CLJ realizou-se nos dias 10 a 12 de setembro de 1975, no Seminário de Canela, orientado pelo então padre Zeno Hastenteufel (hoje bispo da diocese), com a participação de 62 jovens de Gramado, Canela e São Francisco de Paula. Os outros cursos que se seguiram foram nos dias 22 a 24 de abril (60 jovens das mesmas paróquias) e de 14 a 16 de outubro de 1976 (64 jovens de Gramado, Canela, São Francisco e Porto Alegre).

O CLJ é um movimento da Igreja, constituído de jovens e adultos. Movimento que através de método próprio, busca criar comunidades jovens decididas a ser sinal evangelizador, especialmente sinal entre os jovens. Sinal nas famílias, nas comunidades eclesiais mais diversificadas, nos ambientes onde os jovens vivem e convivem. Sinal no meio do mundo. Movimento que, dentro desses objetivos, quer oferecer aos jovens condições para a realização de sua vocação pessoal.

Hoje, o CLJ está instalado em quase todas as paróquias da diocese de Novo Hamburgo. São, ao todo, 39 grupos veteranos, 01 fundação e 02 refundações e, surge, constantemente, o pedido para novas fundações. (FB/JS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...