domingo, 16 de setembro de 2012

Concurso Histórias de Natal chega à sua X edição abordando a temática da JMJ 2013

Rio de Janeiro,  (ACI)


O Concurso “Histórias de Natal”, uma iniciativa do Centro de Estudos Culturais (CEC) e do Movimento de Vida Cristã (MVC) no Brasil, cujo objetivo principal é a recuperação do sentido cristão originário do Natal, e comemora este ano a sua décima edição abordando a temática da JMJ: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, e conta com o apoio oficial do Comitê Organizador Local (COL), da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

Segundo a informação disponível no site do evento (www.historiasdenatal.com.br), “Histórias de Natal” um concurso artístico literário, que busca primordialmente resgatar o sentido cristão das festas natalinas e promover novos talentos literários entre crianças, jovens e adultos. Anualmente é organizado em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo da cidade de Petrópolis (RJ), a Universidade Católica de Petrópolis e a Academia Petropolitana de Letras.

Martín Ugarteche Fernández, diretor do CEC no Brasil, declarou que: “este ano queremos alentar os participantes a escrever contos que mostrem o profundo sentido evangelizador da celebração do Natal, presente em seus diversos símbolos, como o presépio, os sinos, as luzes, a estrela e os anjos. A alegria, o entusiasmo, o brilho, o impulso solidário e evangelizador que caracterizam este tempo têm a cara do jovem. Por isso acreditamos que o Natal é realmente uma festa para os jovens, na qual todos somos convidados a ir e fazer discípulos entre todas as nações”.

Em entrevista exclusiva a ACI Digital, o diretor do CEC Brasil afirmou ainda que: "o Concurso sempre teve uma boa participação na categoria jovens, contando com o incentivo das escolas. Por isso esperamos contribuir, a partir do alento à produção literária, na preparação de muitos jovens para a JMJ Rio 2013, em sintonia com o tema da Jornada”.

Histórias de Natal e a JMJ Rio 2013

Recordando que em 2013 a cidade do Rio de Janeiro será a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude,  a temática da presente edição do concurso buscará ajudar na preparação, sobre tudo dos jovens, para a JMJ Rio 2013, realçando que a mensagem do Evangelho é profundamente apelante para o jovem, que é por natureza um buscador da verdade, de um sentido autêntico para sua vida.

“A busca de um amor verdadeiro é também uma característica do jovem. Sempre estamos à procura de alguém que nos ame de verdade, por causa de quem somos e não superficialmente, alguém que esteja disposto a dar a sua vida por nós. Esse amor autêntico por nós o encontramos em Jesus, quem nos ensina também a amar da mesma maneira aos nossos semelhantes. Ele nos ensina que há maior alegria em dar do que em receber. É um caminho apaixonante, uma verdadeira aventura, que tem como ponto de partida a experiência do imenso amor que Jesus tem por mim”, afirma o texto disponível no site do Movimento de Vida Cristã (www.vidacrista.org.br), uma das entidades responsáveis pela realização anual do evento.

Por sua parte, o Padre Leandro Lénin, do Setor Preparação Pastoral da JMJ Rio 2013, manifestou o apoio do COL à X edição do Concurso “Histórias de Natal”.

“O Comitê Organizador Local da Jornada se une ao Concurso “Histórias de Natal” para apoiar o desenvolvimento do tema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. É importante dizer a todos essa novidade: Ele nasceu para nós! Por isso, queremos ver a todos, crianças, jovens e adultos, contando o que existe de mais surpreendente nesse acontecimento que se repete todos os anos. O Natal também prepara nosso coração para o grande Encontro que acontece em cada Jornada: Ele está no meio de nós. A todos meu incentivo e vamos ao trabalho!”

A premiação do Concurso Histórias de Natal deste ano consistirá em um tablet para o primeiro colocado de cada uma das categorias (crianças, jovens e adultos), livros e certificados para os cinco primeiros de cada categoria. As inscrições podem ser feitas de maneira gratuita no site do Concurso (http://www.vidacrista.org.br/historiasdenatal/inscricao), onde também se encontra mais informações e um histórico das nove primeiras edições do evento.

Os participantes poderão enviar seus contos de qualquer lugar do Brasil. Estes serão recebidos até o dia 15 de novembro de 2012. O encerramento do Concurso e a premiação acontecem na segunda quinzena de dezembro, na cidade de Petrópolis (RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...