quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Objetos tombados do século 18 são roubados de igreja em Cachoeira (BA)

Entre objetos levados do cofre está uma coroa de ouro com brilhantes. Igreja ficou em reforma por dois anos; polícia investiga crime.
Coroa de ouro e brilhantes foi levada do cofre da igreja (Foto: Divulgação)

Objetos usados durante cerimônias religiosas, entre eles uma coroa de ouro com brilhantes, foram roubados da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Cachoeira, cidade localizada no Recôncavo Baiano. De acordo com o delegado André Oliveira Alves, titular da Delegacia de Cachoeira, os itens levados são do século 18. Foram roubados ainda um resplendor de metal, duas nevetas de prata, um caldeirão de água benta, um cálice, uma bacia e um gominho, todos de prata.
O município, a igreja e o material levado são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo informações do delegado, a ocorrência de arrombamento do cofre foi registrada na unidade policial por um padre da igreja no dia 21 de agosto. “Inicialmente, o padre registrou a ocorrência e disse que nada havia sido roubado. A igreja ficou fechada para reforma por dois anos. No dia 23 de agosto, o padre foi realizar uma cerimônia e sentiu falta dos objetos”, disse.
Alves afirma que após a constatação do roubo por parte da administração da igreja, foi feito o aditamento da ocorrência para incluir as informações novas. Ainda segundo o delegado de Cachoeira, todos os objetos levados pelos suspeitos foram retirados do cofre da igreja, que foi arrombado.
De acordo com delegado de Cachoeira, as investigações já foram iniciadas, mas até o momento ninguém foi preso.

Reforma

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário recebeu no dia 27 de julho deste ano um painel de azulejos portugueses restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Formado por 13 mil peças, esse é o maior painel de azulejos portugueses fora de Portugal, de acordo com informações do Ministério da Cultura na Bahia. No site do Ministério é possível fazer um “passeio virtual” por dentro da igreja.

Fonte: Defender

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...