terça-feira, 14 de agosto de 2012

Museu de Arte Sacra de Oeiras volta a funcionar nesta quarta-feira (15)

O Museu de Arte Sacra de Oeiras volta a funcionar, depois de um ano e sete meses fechado, nesta quarta feira(15), dia de Nossa Senhora da Vitória, padroeira do Piauí. A abertura acontecerá logo após a missa solene que está prevista para acontecer às 9h.

O museu passou por uma reforma através do programa Monumenta, que promove a recuperação do patrimônio cultural urbano brasileiro, executado pelo Ministério da Cultura e financiado pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. E com obras paralisadas como você pode conferir
aqui.

No dia 23 de janeiro deste ano o museu foi reinaugurado pelo Governador do Estado Wilson Martins, no entanto devido à carência de funcionários e a falta de segurança o museu permaneceu fechado. Veja aquiaqui e aqui.

A partir de audiência pública em Teresina, no Ministério Público do Piauí e em conversações entre a Fundação Cultural do Piauí, Secretaria Estadual da Educação (8ª Gerência Regional de Educação), Instituto Histórico de Oeiras, Prefeitura Municipal e Diocese de Oeiras foram discutidos alguns pontos cruciais para o bom funcionamento do museu, no tocante a segurança, manutenção e quadro de funcionários.

Assim por solicitação da diocese alguns profissionais da Rede Municipal e Estadual foram cedidos e colocados a disposição, passando a compor o quadro de monitores, vigias e zeladores do museu que é coordenado pela professora Maria do Espírito Santo Marques.

Para o bispo Dom Juarez é de suma importância que o museu volte a funcionar, mesmo com suas limitações, pois ali está uma parte da memória de Oeiras e do Piauí que precisa ser vista e apreciada. “Precisamos valorizar cada vez mais a nossa cultura e nossa identidade, pois temos uma história e as peças sacras do museu são o exemplo concreto dessa história e é dever do Estado proporcionar e facilitar o acesso a cultura e educação, apoiado por todos nós enquanto instituição e cidadãos”, concluiu Dom Juarez.


O Museu está localizado no Centro histórico e funciona no prédio João Nepomuceno, construído no século XIX, pela Família Castelo Branco. Pertenceu, ainda, aos Burlamaqui Ferraz e, no ano de 1990, passou a ser residência do Coronel Alano Bezerra. Anos depois, foi adquirido para ser a sede da Intendência Municipal. No ano de 1929 passou a ser o Grupo Escolar Costa Alvarenga e, em 1940, o município de Oeiras doou o prédio para a diocese, quando foi transformada uma de suas dependências em capela e depois se tornou Palácio Episcopal. Hoje é sede do Museu de Arte Sacra de Oeiras.


O Museu de Arte Sacra de Oeiras pertence à Paróquia de N. S. da Vitória – Diocese de Oeiras. Quase todo o acervo é oriundo de três igrejas: N. S. da Vitória, N. S. do Rosário e N. S. da Conceição. Uma pequena parte advém de colecionadores. O acervo é composto por imagens de madeira policromada do século XVIII, XIX e XX, varas do pálio, lanternas, crucifixos, castiçais, resplendores e coroas.


Uma das dependências foi transformada em capela e nela se encontram várias peças, como bancos, confessionários, genuflexórios, algumas imagens policromadas do século XVIII, imagens em gesso e um altar que pertenceu à Igreja de N. S. do Rosário. Em uma das salas, encontram-se paramentos e outros objetos dos bispos que passaram por esta diocese. A maioria das peças, ainda são utilizadas no período de festas.


O funcionamento do museu será de terça a sexta das 8h às 12h e aos sábados e domingos das 8h às 11h.


Com informações da Pascom Oeiras/ Portal A Z

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...