quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Lições na iconografia: O Pavão - Ressurreição

Detalhe da "Adoração dos magos"- Fra Angelico
Com base na antiga crença de que a carne do pavão não se corrompe - Santo Agostinho nos sugere algo  bastante estranho de descobrir: o pavão com "qualidades anti-sépticas e incorruptibilidade" de renome - o pássaro, assim, adquiriu uma associação de arte cristã, com a ressurreição de Cristo. Uma crença adicional de que o pássaro perde suas penas no outono e re-cresce-las na primavera aumentado o seu valor como um símbolo da Ressurreição.

Imagens do pavão enfeitar todos os tipos de arte cristã, a partir da pintura das catacumbas de decoração em mosaico da igreja de objetos litúrgicos, e o pássaro aparece ocasionalmente em cenas de natividade de Cristo. Tomemos por exemplo a imagem acima, um detalhe de A Adoração dos Magos por Fra Angelico e Filippo Lippi Fra, alojado na National Gallery of Art, em Washington, DC. Um pavão no cimo do estábulo onde Cristo nasceu chama a atenção de Sua Ressurreição, através do qual Cristo abre-nos o caminho para a vida eterna.
Rachel Ross
Curador de Arte

Fontes: Santo Agostinho de Hipona, Cidade de Deus, Livro XXI, cap 4; Impelluso, Lucia, Natureza e seus símbolos, Los Angeles: Getty Museum, 2003; Hall, James, Dicionário de Assuntos e Símbolos na Arte, Boulder, CO: Westview Press, 1974.
 
The Foundation for sacred arts

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...