quinta-feira, 23 de agosto de 2012

III Encontro Summorum Pontificum em Belém

Oportunizar reflexões teológicas sobre a Liturgia e a fé. Este será o objetivo do III Encontro Summorum Pontificum em Belém, que acontece de 23 a 25 de agosto, no Museu de Arte Sacra do Pará/Igreja Santo Alexandre, promovido pela Arquidiocese de Belém, e organização do Grupo de Estudos Nossa Senhora de Nazaré, da Paróquia Santíssima Trindade.
A programação do evento conta com palestras do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e dos renomados estudiosos, o Bispo auxiliar de Karaganda, Cazaquistão, Dom Athanasius Schneider, e do Pároco de Santa Maria Goreth, em Belém-PA, Padre Carlos Augusto Silva.
O Encontro atende um chamado do Papa Bento XVI em sua Carta Apostólica sob forma de Motu Próprio “Porta Fidei”, com a qual se proclama o Ano da Fé. “Deverá intensificar-se a reflexão sobre a fé, para ajudar todos os crentes em Cristo a tornarem mais conscientes e revigorarem a sua adesão ao Evangelho, sobretudo num momento de profunda mudança como este que a humanidade está a viver”, afirma o Papa Bento XVI na carta. Para os fiéis, o Santo Padre escreve que o Ano da Fé “será uma ocasião propícia também para intensificar a celebração da fé na liturgia, particularmente na Eucaristia, que é ‘a meta para a qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde emana toda a sua força’”.
Para participar do III Encontro Summorum Pontificum em Belém, basta acessar o site e obter mais informações: tridentina.blog.com. As inscrições são gratuitas.
Ano da Fé
No dia 11 de outubro último, o Papa Bento XVI, proclamou um Ano da Fé, que terá início a 11 de Outubro de 2012 – no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II -, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de Novembro de 2013. Na referida data de 11 de Outubro de 2012, serão comemorados os vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, texto promulgado pelo seu predecessor, o Beato Papa João Paulo II, com o objetivo de ilustrar a todos os fiéis a força e a beleza da fé.
Programação
III Encontro Summorum Pontificum em Belém
Data: 23, 24 e 25 de agosto de 2012.
Local: Museu de Arte Sacra do Pará/Santo Alexandre
Tema: A Liturgia e o Ano da Fé
Dia 23/08/2012 – Quinta-feira
18:30 - Missa de Abertura
19:30 –Abertura - Padre Ronaldo Menezes (Pároco da Santíssima Trindade)
20:00 - Palestra com o Padre Carlos Augusto – Tema: “A Liturgia e o Ano da Fé”
21:00 – Debate
Dia 24/08/2012 – Sexta-feira
19:00 - Palestra com dom Athanasius Schneider – Tema: “Missão no Cazaquistão e Eucaristia”
21:00 - Debate
Dia 25/08/2012 – Sábado
09:00 – Palestra com dom Alberto Taveira Corrêa
10h00 - Missa de Encerramento

Fonte: http://servaltar-belem.blogspot.com.br/2012/08/iii-encontro-summorum-pontificum-em.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...