sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Exposição "Memória em Fatos e Textos" - Museu dos Capuchinhos da Província de Nossa Senhora do Carmo (Muscap)



A história dos frades capuchinhos no Maranhão contada em telas, documentos, móveis, esculturas e fotografias é o tom da exposição Memória em Fatos e Textos, aberta no Museu dos Capuchinhos da Província de Nossa Senhora do Carmo (Muscap), localizado no Convento do Carmo (Praça João Lisboa). A mostra comemorativa aos 5 anos do museu fica aberta à visitação até o dia 27 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h.

No acervo da exposição, peças narram a trajetória da igreja do Carmo e da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, promovendo a conservação e a proteção do patrimônio cultural artístico-religioso e divulgando a ordem dos franciscanos capuchinhos. Em destaque, documentos que contam a história do museu, como o primeiro livro de visitas com assinatura de dom Paulo Ponte, arcebispo emérito de São Luís, que morreu em 2009. “Para nós, também é importante o decreto que fundou o sistema municipal de museus de São Luís e a inclusão do Museu dos Capuchinhos no guia de museus do Brasil”, complementa a curadora Danielle Estéfane de Macêdo.

Personagens importantes estão eternizados em telas, como o frei Daniel de Samarate, que viveu no fim do século XIX e realizou missões na colônia de Santo Antônio do Prata, no Pará, no município de Alto Alegre e também em São Luís. O religioso dedicou boa parte de sua vida a cuidar de pessoas com hanseníase, chegando a contrair a doença. Uma pequena mostra fotográfica integra a coleção. São fotografias de visitas guiadas, grupos de estudos sobre arte sacra, peças separadas para restauração, entre outros momentos registrados em imagens. “A intenção é mostrar um pouco de tudo que aconteceu aqui nesses 5 anos por meio das fotos”, explica a curadora.

Há uma grande tela de São Francisco de Assis, frade católico cujo exemplo de vida baseada na caridade inspira a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, pintada em óleo sobre compensado ornamenta a sala da mostra. A pintura data do início do século XX e veio de Marabá para integrar o acervo de São Luís.

Raridades
- Algumas peças importantes não foram selecionadas para esta exposição comemorativa, mas estão à disposição de visitantes, estudantes e pesquisadores. Uma dessas peças é o crucifixo que pertenceu ao Frei Carlos, o primeiro provincial da Ordem Capuchinha na Província de Nossa Senhora do Carmo. Segundo a curadora Danielle de Macêdo, essa é a única peça que sai do museu a cada três anos. “Quando acontece a eleição para o novo provincial, ele recebe o crucifixo e decide se quer doá-lo para o museu ou não. Até hoje, nenhum deles optou por não doar”, explica.

Outra raridade do acervo é o sino que pertencia à capela da colônia localizada no município de Barra do Corda, onde houve o episódio conhecido como “massacre de Alto Alegre”. Naquela ocasião, mais de 200 religiosos da Ordem dos Capuchinhos foram assassinados por índios guajajaras revoltados com a evangelização imposta pela igreja aos nativos.

História - O Museu dos Capuchinhos da Província de Nossa Senhora do Carmo foi fundado em 2007, pelo frei José Rodrigues de Araújo. Hoje, é considerado um ícone guardião da memória dos capuchinhos no Maranhão, Pará e Amapá, por abrigar em seu acervo quase 2 mil peças. São obras raras doadas por frades em importantes momentos históricos, sobretudo durante suas missões, nos séculos XVIII e XIX.

No mesmo ano de sua fundação, a entidade foi cadastrada no sistema nacional de museus, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). No ano seguinte, em 2008, foi incluída no sistema municipal de museus de São Luís, primeira capital a implantar esse tipo de estrutura museológica.

No ano passado, a instituição foi destaque no Guia dos Museus Brasileiros, produzido pelo Ibram, e também participou do 4º Fórum Nacional de Museus, em Brasília.

Exposição Memória em Fatos e Textos
 Até o dia 27 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h
 Museu dos Capuchinhos da Província de Nossa Senhora do Carmo (Muscap), no Convento do Carmo (Praça João Lisboa).
  Entrada R$ 2,00
Fonte: Jornal O Estado do MA/ Visite São Luis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...