sexta-feira, 17 de agosto de 2012

EXPOSICÃO DE ARTE SACRA MARCA COMEMORAÇÕES DOS 130 ANOS DA PARÓQUIA SÃO JOÃO EVANGELISTA - MG

alt
Eduardo Generoso, ao lado do padre Hermes, planejou a exposição.
 
Aos 15 de agosto, a paróquia São João Evangelista, em São João Evangelista (MG), celebrou 130 anos. Com uma programação intensa, em sintonia com a Semana Nacional da Família/ 2012, os fiéis católicos têm participado diariamente da Santa Missa, do Terço dos Homens e das procissões festivas.

Na manhã da quinta-feira, 16, a equipe de reportagem da Vida Nova FM e da Pastoral da comunicação (Pascom) visitou a Paróquia para conferir a exposição de arte sacra, a realizar-se às 19h. A exposição traz material litúrgico, vestes, fotos, documentos, imagens sacras, oratórios domésticos etc. Segundo Eduardo Oscar Generoso, ministro da eucaristia e curador da exposição, o objetivo do evento é manter as tradições religiosas, relembrar as festas tradicionais, resgatar a cultura religiosa dos fiéis de São João Evangelista, enfim, tornar conhecida a história do povo de Deus. “Queremos que a Igreja conserve o patrimônio artístico-religioso da Paróquia. Como celebramos todos os anos a Semana Nacional da Família, decidimos neste ano comemorar em grande estilo os 130 anos da Paróquia, a fim de que nossa tradição religiosa não se perca”, disse. A exposição encerra-se na próxima sexta-feira, 24 de agosto.

Padre Hermes Firmiano Pedro, pároco em São João Evangelista desde 2001, ressaltou que os 130 anos devem ser comemorados em sintonia com os padres, leigos/as, religiosos/as que se doaram, que edificaram uma comunidade viva e acolhedora. “Celebrar 130 anos é celebrar a vida de todos os que fizeram essa bonita história.” Padre Hermes disse estar muito feliz por participar das comemorações. Perguntado sobre o perfil da Paróquia, ele respondeu: “O padre aqui em São João Evangelista encontra uma comunidade de fé, animada e dinâmica.” Em seguida, relembrou a importância do padre Ismar Dias de Matos, pároco entre 1991 a 2001, atualmente professor da PUC-MG, em Belo Horizonte. “Padre Ismar deu um dinamismo muito grande à comunidade paroquial. Procurei seguir o legado que ele nos deixou. Hoje a Paróquia encontra-se estruturada pastoral e financeiramente,” concluiu.

História
No dia 4 de novembro de 1880, pela Lei Provincial n. 2.654, foi criada a Paróquia de São João Evangelista, mas sua criação canônica, pelo então bispo de Diamantina, dom João Antônio dos Santos, só foi feita aos 31 de julho de 1882. Aos 15 de agosto de 1882, deu-se a instalação canônica, quanto tomou posse o primeiro vigário do Arraial, padre Joaquim Antônio Santos Lacerda.

Fonte : Diocese de Ganhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...