quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Curso de Iniciação à técnica de restauro

Iniciação à técnica de restauro

O professor do curso de iniciação a técnicas de restauro, Oyama Achcar, tem no currículo obras importantes como o restauro da Igreja Nossa Senhora da Conceição e do Moinho Fluminense 
 

Estão abertas as inscrições para 15 vagas da primeira oficina gratuita de restauro da Região Portuária. Terão prioridade na seleção para o programa de qualificação moradores do Santo Cristo e dos morros do Pinto e da Providência. Até 17 de agosto, interessados em aprender técnicas de restauro e conservação poderão se cadastrar na Casa Amarela (Morro do Pinto) das 14h às 17h. É possível fazer o cadastro no Ateliê Ventos do Norte (Rua Jogo da Bola 117, Sobrado, Morro da Conceição), mas os organizadores pedem que os candidatos liguem antes para 2223-4281. A iniciativa pioneira do Programa Porto Maravilha Cidadão tem o apoio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e da Concessionária Porto Novo.

A demanda por iniciativas de restauro abre novo mercado de trabalho no processo de requalificação da região. O Porto Maravilha Cidadão criou a oficina com o objetivo despertar nos moradores interesse nesta atividade que exige qualificação específica. A dinâmica do curso prevê que os alunos pratiquem a técnica aprendida em sala de aula em alguns casarios do Morro do Pinto. As aulas, de 25 de agosto a 27 de outubro, serão ministradas aos sábados, das 8h às 12h, na Casa Amarela (Morro do Pinto). Com turmas de, no máximo, 15 alunos, o curso terá dois meses de duração e 40 horas-aula. Alunos que concluírem a oficina receberão certificado.

O professor, Oyama Achcar, morador da Região Portuária, tem no currículo trabalhos como a restauração de esculturas de Rodolfo Bernadelli e a pintura artística das fachadas da Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Rio de Janeiro (foto). Segundo ele, somente 20% das aulas terão conteúdo teórico. Os alunos vão, literalmente, colocar a mão na massa em 80% do tempo. 

Nas aulas de campo, alunos praticarão intervenções pontuais em alguns casarios antigos do Morro do Pinto. "O curso, uma introdução às técnicas de restauro e conservação de estuques ornamentais e cantarias de fachadas, tem como ideia fazer o aluno descobrir sua vocação e ter uma noção sobre o trabalho de restauração", explica Oyama.

Coordenador do Programa Porto Maravilha Cidadão, Alberto Silva destaca a importância do curso na Região Portuária. "Essa oficina é uma iniciação. Prepara futuros profissionais para uma atividade qualificada que terá espaço maior daqui para a frente tanto em grandes projetos de restauração como nos menores, residenciais. Alunos poderão despertar para a possibilidade de iniciação em uma área de crescente demanda. Mas os que não conseguirem passar na seleção da primeira turma não devem desanimar. É a primeira iniciativa do tipo, e temos planos de replicá-la", informa.


SERVIÇO
Oficina: Introdução às técnicas de Restauro de Estuques e Cantaria em Fachadas
Requisito: Ter, no mínimo, 18 anos
Duração: de 25 de agosto a 27 de outubro (40 horas-aula)
Aulas: aos sábados, das 8h às 12h
Inscrições: Preencher e entregar ficha de inscrição na Casa Amarela do Morro do Pinto (Santo Cristo) das 14h às 17h ou no Ateliê Ventos do Norte (Rua Jogo da Bola 117, Sobrado, Morro da Conceição) ligar antes: 2223-4281
Importante: Inscrições só até 17 de agosto

Fonte:Porto Maravilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...