sábado, 2 de junho de 2012

Série de Concertos no Museu do Oratório, 09/06 · Ouro Preto, MG

                       
 Josineia Godinho (cravo) e André Cavazotti (violino barroco)

Para quem vai passar o feriado de Corpus Christi na histórica Ouro Preto, uma ótima dica é aliar o período religioso, com um concerto especial em um dos principais museus de arte sacra do mundo, o Museu do Oratório. No dia 9 de junho, às 18h30, Josinéia Godinho (cravo) e André Cavazotti (violino barroco) serão a atração da terceira apresentação da Série de Concertos do Museu do Oratório 2012.
“Os concertos no Museu do Oratório são muito valorizados pela excelente acústica local, sem falar na beleza do acervo que oferece aos músicos a oportunidade de tocar em um cenário belíssimo, coisa que não se tem em todos os locais que nos apresentamos”, comemora Josinéia Godinho, convidando o público para desfrutar desse cenário e assistir ao concerto.

Com o título “Diversidade de sotaques nas sonatas barrocas para violino e cravo”, o programa terá obras de J. B. Leclair, J. S. Bach, Fr. Veracini e G. P. Cima. “No Barroco, a dimensão religiosa da música, mesmo a não sacra, estava sempre presente. Compositores como J.S. Bach passaram para a história como pessoas de extrema devoção cristã”, conta Josinéia Godinho, explicando a ligação do programa com o feriado religioso.

Os músicos
André Cavazotti é doutor em Música pela Boston University (1998). Desde 2000 é professor da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenou as três primeiras edições da Semana de Música Antiga da UFMG. Em 2007, lançou, em parceria com a Profª. Drª. Vanda Bellard Freire (UFRJ), o livro Música e Pesquisa: Novas Abordagens. Suas atividades como violinista o levaram a realizar recitais e concertos no Brasil e exterior. Estudou violino barroco com o professor Luis Otávio Santos. Desde 2004 participa dos concertos e gravações de CD da Orquestra Barroca do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, e apresenta-se em duo com a cravista Josinéia Godinho.

Josinéia Godinho é organista e cravista. Nascida em São Paulo, se formou Bacharel em Órgão na Faculdade Santa Marcelina. Permaneceu por vários anos na Alemanha onde obteve os seus diplomas em Música Sacra e Órgão na Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo, na classe do prof. Wolfgang Zerer, além de tomar parte em diversos cursos de interpretação organística. Fez paralelamente uma formação de cravo tendo aulas particulares com Gisela Gumz e Isolde Kittel-Zerer. Desenvolveu atividades como regente e camerista, apresentando-se na Alemanha, Holanda e Japão. Desde Agosto de 2000 está radicada na cidade de Mariana, colaborando na apresentação dos concertos do Órgão Arp Schnitger da Catedral da Sé. Participou da organização de Semanas de Teclados e outros eventos musicais na cidade e integrou em 2007 e 2009 a comissão organizadora da I e II Semana de Música Antiga da UFMG. Atua como camerista e continuista em obras orquestrais. Concluiu em abril de 2008 o Mestrado em Música na UFMG na área de Musicologia Histórica e desde março de 2011 é organista e regente da Catedral da Sé de Mariana.

Série de Concertos do Museu do Oratório
A Série comemora 11 anos, proporcionando aos visitantes e moradores de Ouro Preto raros e belos espetáculos de música erudita com músicos reconhecidos e repertório variado. “Em 2012, continuamos com a ideia de fortalecer a música de câmara, mas convidamos músicos que, além de trabalhar com a música antiga e clássica, também incluem em seu repertório a música brasileira. A programação está muito especial”, conta a organista Elisa Freixo, diretora artística e coordenadora da Série Concertos no Museu do Oratório

A Série de Concertos é realizada pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez e pelo Museu do Oratório, com patrocínio da Cemig, Gerdau, Oi e BNDES, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.
onde fica: Museu do Oratório – Adro do Carmo, 28 – Centro. Ouro Preto-MG
quando ir: 09/06/2012, às 18:30h
quanto custa: R$10,00. Estudantes e idosos pagam meia-entrada
website: www.museudooratorio.org.br

Fonte: Teatro Cateanno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...