domingo, 24 de junho de 2012

Olinda em Festa - Restauro da Igreja de São joão Batista dos Militares

Iphan entrega, neste domingo, igreja de São João Batista dos Militares totalmente restaurada 


Igreja voltará a receber os fiéis

Edificação erguida no século XVI, foi uma das poucas obras a resistir ao incêndio provocado pelos holandeses, quando tomaram a cidade em 1630. Apesar de sua importância histórica, a Igreja de São João Batista dos Militares sofreu vários danos em decorrência de um processo de abandono nos últimos 15 anos.
Mas, neste domingo, 24 de junho, dia de festa de São João, a comunidade de Olinda receberá de volta a igreja, totalmente restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (IPHAN-PE).

Nos serviços foram investidos mais de R$ 830 mil do PAC Cidades Históricas. Os trabalhos começaram em dezembro de 2010 e foram executados pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI), com a participação dos alunos da Obra-Escola de Restauração do templo.

Capacitação e Aprendizado

No curso, vinte alunos, entre jovens e adultos com idades entre 17 e 25 anos, tiveram a oportunidade de se capacitar em vários ofícios tradicionais da construção, com enfoque no restauro, sob acompanhamento de técnicos do Iphan e das prefeituras participantes do PAC Cidades Históricas em Pernambuco.
Os estudantes receberam treinamento em pintura, forja de metais e fundição, carpintaria e marcenaria, cantaria, estuque e alvenaria.

O curso foi proporcionado pelo Iphan/PE, além do CECI e prefeitura de Olinda, e foi totalmente voltado para as obras de restauração da Igreja de São João Batista dos Militares, localizada no sítio histórico do município olindense.

Cortejo

As festividades que marcarão o retorno das atividades religiosas na igreja serão marcadas por um cortejo que sairá às 17h da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe e seguirá até a Igreja de São João Batista dos Militares onde, a partir das 18h, será celebrada a missa de inauguração das obras de restauração.
Além de configurar-se como um cartão postal de Olinda, podendo ser vista de vários pontos da cidade, a Igreja de São João Batista dos Militares está localizada no polígono de tombamento federal. Entre os anos de 1656 e 1669, funcionou como sede da Paróquia da Sé.


(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Foto: Divulgação/ Iphan)
fonte: Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...