quinta-feira, 28 de junho de 2012

Obra de Cimbaue emprestada à Rieti


Comunicado da Assessoria de Imprensa dos Frades Menores de Assis
ROMA, (ZENIT.org

Uma mostra importante – intitulada “Francisco o Santo”. Obra prima de séculos e da região de Rieti – sobre São Francisco e seu impacto histórico, artístico e espiritual na cultura da Itália Central está acontecendo em Rieti, nos museus cívicos e eclesiásticos ali presentes. Inaugurada dia 16 de junho, a mostra, que continua até 4 de novembro, pretende exaltar a figura de um homem capaz de manter intacta a força de sua personalidade no decorrer dos séculos.

Cimabue: San Francesco (1277-1280 ca)
tempera su tavola
Museo della Porziuncola, Assisi (perugia)

“São poucos, dizem os curadores, aqueles que têm a capacidade não só de ser lembrado, mas de continuar a impactar decisivamente nas escolhas dos nossos contemporâneos, mesmo muitos séculos depois; a permanecerem protagonistas indiscutíveis da vida para aqueles que não pensam da mesma forma ou para aqueles que, mesmo apreciando o pensamento, não tem a força e a determinação para implementar as suas regras e o pensamento”.
O Museu da Porciúncula participou do projeto colocando à disposição, durante todo o período da exposição, a famosa pintura atribuída a Cimabue retratando São Francisco. Embora a autoria tenha sido muitas vezes discutida, cada vez mais, estudiosos do artista Toscano atribuem com segurança a paternidade: teria sido feita pouco antes da “Maestá” do transepto direito da Basílica Inferior de São Francisco.


Para mais informações: www.francescoilsanto.it | www.porziuncola.org 
(Trad.MEM)

Margarito d'Arezzo: San Francesco (metà sec XIII)
tempera su tavola
Museo Statale d'Arte Medievale e Moderna, Arezzo

Niccolò Gerini: San Francesco (1380-1385)
tempera su tavola
Galleria dell'Accademia, Firenze

Correggio: Sacra Famiglia e San Francesco (1520 ca)
olio su tela
Galleria degli Uffizi, Firenze

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...