domingo, 24 de junho de 2012

Concluída restauração da Igreja de São João de Carapina, do século XVI

A Igreja marca a passagem das primeiras levas de missionários jesuítas no Espírito Santo.
A comunidade de Carapina recebe na manhã deste domingo, 24 de junho, a Igreja de São João Batista de Carapina, que passou por processo de restauração. A Igreja foi erguida pelos jesuítas, no final do século XVI, e é tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual. Em novembro de 2011, o prefeito Sérgio Vidigal assinou ordem de serviço dando início aos trabalhos de restauração do telhado e da estrutura, além da pintura e da reconstituição das cores originais.
A obra recebe os últimos ajustes para a conclusão da restauração
O descerramento da placa de restauração está marcado para as dez horas do domingo, 24. Mais tarde, haverá apresentação cultural, com capoeira, congo e folia. O investimento, de 190 mil reais, foi de recursos próprios do município originados via emenda parlamentar. A restauração está inserida nas comemorações dos 455 anos da Serra e dos 450 anos de Carapina, um dos distritos da cidade.

A Igreja faz parte do Sítio Arqueológico e Histórico de Carapina e marca a passagem das primeiras levas de missionários jesuítas no Espírito Santo. O sítio integra também as ruínas de um casarão, testemunho da ocupação do local. Um dos fundadores da Serra, o cacique Temiminó Macarajaguaçu, foi enterrado em seus arredores.


Além da Igreja de Carapina, a Serra devolveu para a população, em janeiro deste ano, o quadro “Adoração dos Reis Magos”, do século XVI, que fica na Igreja e Residência de Reis Magos, em Nova Almeida. A pintura, feita a óleo sobre madeira, foi restaurada por uma equipe da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).


Fonte: Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer
Prefeitura de Serra - ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...