segunda-feira, 11 de junho de 2012

A arte iconográfica convida à comunhão



O Centro Rússia Ecumênica localizado no coração de Roma, acolheu um novo curso de ícones dirigido pelo mestre Fabio Nones, doutor em Teologia e diretor de um centro iconográfico em Trento, Itália. Esta arte iconográfica se distinguiu ao longo da história por seu valor artístico porém também por seu valor espiritual e eclesial. A pintura além do mais, convida à oração: Olhar para um ícone nos remete à história do cristianismo.
O mestre Fabio Nones, membro da comissão diocesana de Trento para o Ecumenismo, organiza cursos de iconografia em vários lugares. Entre seus trabalhos se encontram ícones, pergaminhos, afrescos e mosaicos. O artista que cria uma obra de arte busca comunicar seus sentimentos, sua visão do mundo. Já um pintor de ícones se chama iconógrafo e é uma vocação que busca expressar através das cores não tanto o que sente, seus sentimentos, mas sim a fé da Igreja, da comunidade cristã que carrega dentro.
"A oração é comunhão com Deus, não é necessariamente somente recitar fórmulas mas sim viver em comunhão a sua presença e então certamente ao pintar um ícone rezo para ter uma comunhão muito forte com Deus", disse.
No cristianismo é Deus que encontra o homem, é Deus que se encarna e assume um rosto, por esse motivo nós podemos pintá-Lo. Ou seja, que é Deus quem nos encontra, e o ícone expressa isso. O fundo do ícone normalmente é dourado porque expressa a glória de Deus, quer dizer que o ícone busca olhar para o mundo divino.

Indicação de Silvana C. Yamamoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...