quinta-feira, 10 de maio de 2012

Palácio da Intendência é palco de Exposição das “Obras Sacra Cusquenha”

Fundação Municipal de Cultura - Prefeitura de Rio Verde - GO

Foi aberta nesta quarta-feira, 09, a Exposição das obras “Arte Sacra Cusquenha”, que ficará disponível para apreço da população até o próximo dia 11 de maio, gratuitamente, no Palácio da Intendência, que fica na Rua Senador Martins Borges esquina com Paulo Finholdt – Centro. O evento é uma promoção da Prefeitura de Rio Verde, por meio da Fundação Municipal de Cultura e do Proyecto Español,
 
Na sociedade Virreinal do Peru do século XVI, nasce em Cusco uma das escolas pictóricas mais importantes da arte americana, a Escola Cusquenha. A pintura foi uma das expressões artísticas de maior popularidade no Peru, assim como a escultura e os entalhes na madeira, que serviram como meio didático e evangelizador entre a população nativa.
 
De acordo com o expositor e colecionador peruano, José Juan Manuel Moloche Agreda, a “Arte Sacra Cusquenha” faz parte de uma coleção familiar. “Meus pais sempre deram valor à cultura e esse acervo de telas faz parte de uma coleção familiar. Temos quase 40 quadros”, conta. Ele diz ainda que as pinturas refletem a cultura, a religiosidade e a beleza artística do povo herdeiro dos Incas.
 
Para a visitante Lívia Detes, a exposição é de grande importância para a cultura local. “Gostei muito da exposição e ainda tive a oportunidade adquirir mais conhecimento sobre esse tipo de arte, podendo reparar, por através das telas, a riqueza de detalhes. É realmente impressionante,” diz a cantora.
 
“Estamos desempenhando mais um papel importante, valorizando a cultura e disseminando conhecimentos sobre a religiosidade do nosso povo e fazendo com que a sociedade rio-verdense possa apreciar a arte mais de perto,” afirma o presidente da Fundação Municipal de Cultura, João Orlando Cruvinel de Lima.
 
                        Fotos: Fundação de Cultura
Expositor e colecionador conta com quase 40 telas
 
Pinturas refletem a cultura, a religiosidade e a beleza artística do povo herdeiro dos Incas
 
Presidente da Fundação de Cultura, João Orlando, e expositor e colecionador peruano, José Juan Manuel Moloche Agreda
 
Peças chamam a atenção pela riqueza dos detalhes
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...