sábado, 5 de maio de 2012

Exposição na galeria Fidanza evoca o culto mariano

O mês de maio é tradicionalmente o “Mês Mariano”, período dedicado ao culto de Nossa Senhora, e também por isso é quando se comemora o Dia das Mães. Para celebrar essa data e o que ela representa, o Museu de Arte Sacra (MAS) promove no período de 5 a 30 de maio, na galeria Augusto Fidanza, a exposição “Senhoras do Além Mar”, dentro da programação Santo do Mês. A abertura será no sábado, 5, às 10 horas, após uma oração, que será feita pelo padre Ronaldo Menezes, e tem entrada gratuita.

A exposição terá onze imagens, sendo nove de acervos particulares e duas do acervo do Museu de Arte Sacra. Do acervo do senhor José Fragoso Rei, as imagens são de Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora das Dores, Santa Maria (de procedência portuguesa), Nossa Senhora com Menino, Nossa Senhora da Conceição com Anjos e Nossa Senhora de Nazaré (com manto). Do acervo do senhor João Maroja, as imagens são de Nossa Senhora do Carmo (formato pequeno) e Nossa Senhora do Carmo (em formato maior) e outra de Nossa Senhora. Do acervo do MAS, as imagens são as de Nossa Senhora do Leite e Nossa Senhora da Pena.

Para o padre Ronaldo Menezes, é importante começar o mês de maio com uma exposição que evoca o culto mariano. “O culto à Mãe de Deus faz parte da formação do imaginário da cultura paraense, desde a colonização portuguesa. Essa devoção à Maria é o solo comum da cultura local, e as imagens que estão nesta exposição são bem representativas da religiosidade do povo paraense”, disse o padre.

Também como uma homenagem às mães, a exposição traz representações das muitas Marias, seja de tradição europeia ou as que foram ressignificadas para além das fronteiras daquele continente. Nazaré, Das Dores, Conceição, Do Carmo, Da Pena e tantos outros são os nomes e invocações que ora referem-se à Mãe de Deus, ora a mulheres comuns que trazem a marca da maternidade como símbolo de doação.
A Virgem é, certamente, a personagem feminina mais representada nas artes plásticas e na música. As suas imagens são ricas e belas e são representativas das mais diversas devoções. A

Mãe de Deus recebe, em todo o mundo, significativas homenagens, desde igrejas a ela dedicadas a grandiosas procissões, como nas cidades de Lourdes e Fátima, em Portugal; na Cidade do México, onde foi erguido o santuário de Guadalupe; em Aparecida, em São Paulo, e em Belém, no Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

De Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...