terça-feira, 15 de maio de 2012

Atividades no Museu de Arte Sacra da Lapa - Angra dos Reis

Hoje, 15 de maio, dentro da 10ª Semana de Museus em Angra dos Reis, o Museu de Arte Sacra da Igreja da Lapa apresenta três exposições e uma palestra. A programação vai até 20 de maio.  As atividades foram escolhidas e estão sendo coordenadas pela prefeitura, através da  Gerência de Assuntos Religiosos da Fundação Cultural de Angra (Cultuar). 

 A  programação inicial é  a exposição temporária denominada  “As padroeiras das antigas paróquias de Angra”, que será aberta, dia 15, às 9h.  A exposição poderá ser visitada no horário normal de visitação do museu: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, até o dia 30 de maio.


 Na quarta-feira, dia 16, o museu oferece a  palestra “O acervo de arte sacra  de Angra dos Reis no contexto da cultura do Brasil”, às 15h. A palestrante convidada é  a museóloga e historiadora Maria Emília Matos.
 No dia 18, sexta-feira , a  Gerência de Assuntos Religiosos  monta a exposição “Janelas do patrimônio”, na  Praça da Matriz, no Centro da cidade, no  das 10h às 16h.


 A terceira e última exposição da  Semana de Museus será aberta  no dia  20 com a exposição “A piedade popular e a devoção a Nossa Senhora”,  das 9h às 17. Todas as atividades terão o tema “Museus em um mundo de transformação: novos desafios, novas inspirações”.
A Semana dos Museus é uma  realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em todo o Brasil. 


***


A Igreja de Nossa Senhora da Lapa e da Boa Morte foi construída em 1752.  
É a única igreja que conserva a pintura original do retábulo do Altar-Mor. Atualmente, abriga o Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis, criado em 1992. Tombada pelo IPHAN em 1954. 


Veja outros artigos publicados aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...