terça-feira, 29 de maio de 2012

As Belas Igrejas de Jaboatão dos Guararapes e de Paulista - Pernambuco


Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres - Jaboatão dos Guararapes
Rua Ladeira da Igreja, s/n, Prazeres. Fone: (81) 3476-3944


Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres. Crédito: Alcione Ferreira/ DP/D.A. Press
Foi erguida em 1565 pelo General Francisco Barreto de Menezes, em agradecimento às vitórias das Forças da Restauração Pernambucana nas duas batalhas travadas no local contra os holandeses que invadiram a Capitania. Fica localizada nos Montes Guararapes, dentro do Parque Histórico de mesmo nome. Guarda imagens barrocas de grande valor histórico e obras de arte dos séculos XVII e XVIII, além dos restos mortais de André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira, heróis das batalhas da Restauração. A igreja fica aberta à visitação de terça-feira a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 17h.


Igreja de Nossa Senhora da Piedade
- Jaboatão dos Guararapes
Avenida Beira Mar, s/n, Piedade. Fone: (81) 3361-1713

 Igreja de Nossa Senhora da Piedade. Crédito: Valter Andrade/Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes
Data de 1683, mas apresenta características das construções do século seguinte por conta das reformas e ampliações pelas quais passou. É uma construção em alvenaria de pedra com um convento em anexo (daí ser também conhecida com Convento de Nossa Senhora da Piedade). Seu fundador, Francisco Gomes Salgueiro, doou a capela à Ordem Carmelita, sua atual mantenedora. Aberta nos horários de missa.

Igreja de Nossa Senhora do Loreto
- Jaboatão dos Guararapes
Rua Nossa Senhora do Loreto, s/n, Piedade. Fone: (81) 3469-3674


Igreja de Nossa Senhora do Loreto. Crédito: Valter Andrade/Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes
Os historiadores acreditam que ela foi erguida em agradecimento a uma promessa feita por algum proprietário de terras da localidade, após a invasão holandesa. Tem estilo maneirista e é a única em Pernambuco a apresentar alpendres no andar superior. Aberta nos horários de missa.

Igreja de Santa Isabel - Paulista
Praça Agamenon Magalhães, s/n, Centro. Fone: (81) 3433-0982

 Igreja de Santa Isabel. Crédito: Prefeitura de Paulista
Principal cartão-postal do município de Paulista, a 20 km do Recife, a igreja foi construída entre os anos de 1946 e 1950, prestando uma homenagem ao nome da Rainha de Portugal, à época. Possui 60 metros de altura, estilo eclético (romano, neoclássico e neogótico) e foi todo edificada com tijolo aparente. Possui três portas, uma única torre sineira no centro do seu frontão, duas tribunas, um coro, nave única e arcadas com janelas. Seu altar-mor é simples, ladeado por dois altares laterais. Aberta de terça-feira a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Conjunto Arquitetônico de Nossa Senhora do Ó - Paulista
Avenida Claúdio Gueiros Leite, s/n, Pau Amarelo. Fone: (81) 3436-3421


Conjunto Arquitetônico de Nossa Senhora do Ó. Crédito: Marcelo Soares/Esp. DP/D.A. Press
Situa-se a cerca de 1.500 metros do Forte de Pau Amarelo, no município de Paulista, e é um conjunto arquitetônico marcado por um fato histórico de importância nacional: o desembarque das tropas flamengas em 1630, que deu início à ocupação que duraria 24 anos. O conjunto é formado pela igreja datada de 1811 e apresenta características da arquitetura religiosa e rural do século XVIII. Aberta à visitação de terça-feira a sábado, das 14h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...