segunda-feira, 2 de abril de 2012

Exposição: "A Arte Sacra na terra dos bandeirantes"


Como parte das festividades de aniversário da cidade de Barueri, o Museu Municipal fará a inauguração da exposição “A Arte Sacra na Terra dos Bandeirantes”  que poderá ser vista a partir do dia 06 de março de 2012 até o dia 06 de Maio.
O acervo apresentado é oriundo das coleções de Rafael Schunk e Joaquim Pereira Antunes Filho, revelando produções artísticas do período bandeirista, barroco até a contemporaneidade. Estes trabalhos, de culto coletivo ou doméstico representam a diversidade da arte sacra produzida em terras de bandeirantes, índios e jesuítas. Algumas pinturas de tradição cusquenha propõem enfatizar a ligação e intercâmbio de São Paulo com os castelhanos da América Espanhola desde os tempos pioneiros.

Serão apresentados oratórios, tocheiros e palmas de altar originários do Vale do Paraíba e Tietê; destaque para a obra do artista Benedicto Amaro de Oliveira (1848-1923), o “Dito Pituba”, nascido em Santa Isabel-SP, e considerado um dos maiores santeiros populares do Brasil.  O trabalho de Dito Pituba representa a cultura caipira como desdobramento da sociedade bandeirista e pode ser admirado em grandes instituições, como o Museu de Arte Sacra de São Paulo ou de Antropologia no Vale do Paraíba.
O percurso da exposição resgata produções sacras dos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX e XXI, desde o surgimento do barroco paulista até suas ramificações na cultura caipira, permanência de arcaísmos até a modernidade. Reconstituímos através de fragmentos altares barrocos: peanhas, talhas e imagens compondo uma ambiência religiosa que envolve o espectador.
Como síntese, esta exposição revela nossas tradições, de caráter didático e memorial, enfatizando obras de grandes escultores, mestres ou anônimos, da produção religiosa conservada em território paulista, contribuindo para a valorização do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
As visitas poderão ser feitas de terça à sexta-feira das 09h00 às 17h00  e sábados, domingos e feriados das 10h00 às 16h00. O Museu fica na Av. Henrique Gonçalves Batista, 359 – Jardim Belval ; mais informações através dos telefones : (11) 4198-5975 / 4198-8298

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...