domingo, 11 de março de 2012

Vaticano lança concurso internacional de música sacra



Cidade do Vaticano (RV) - O Pontifício Conselho para a Cultura lançou um concurso internacional de música sacra, “sem qualquer limitação para os compositores”, que tem como tema um dos textos-chave da tradição cristã, “O Símbolo dos apóstolos”, comentado por Joseph Ratzinger em seu livro “Introdução ao Cristianismo”.

De acordo com o Presidente do Pontifício Conselho, Cardeal Gianfranco Ravasi, “o concurso tem o objetivo de promover o encontro entre a música contemporânea, com sua nova gramática, e o sagrado, que tem regras, textos e temas próprios”. O desafio do contemporâneo também foi destacado por Mons. Massimo Palombella, maestro da Capela Sistina, que participará do júri: “Precisamos conversar com o homem de hoje em todos os campos, mas principalmente no da arte”, disse.

O prêmio para a composição será um reconhecimento de público e crítica, conferido por um júri internacional presidido pelo compositor Giya Kancheli. A obra vencedora, cujo autor receberá um prêmio em dinheiro de 5 mil euros, será publicada por Edizioni Musicali RAI Trade. A cerimônia de premiação será realizada com um concerto dos três finalistas em 14 de setembro em Perugia, Itália, durante o 67º Festival de Música Sacra, dedicado ao tema “Anjos e Demônios”. (SP)


Fonte: Rádio Vaticana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...