sábado, 31 de março de 2012

Procissão dos Passos leva tradição à Olinda

Cortejo relembrou a caminhada de Jesus Cristo até o Calvário
JULIANA ARETAKIS

Paullo Allmeida
CENTENAS de fiéis acompanharam a caminhada religiosa pelo Sítio Histórico

Um dia depois da procissão do Encerro, o Sítio Histórico de Olinda recebeu, na tarde de ontem, o cortejo que relembra a caminhada de Jesus Cristo até o Calvário. A emoção na face dos fiéis guiou a procissão dos Passos (Via Sacra), que saiu da Catedral da Sé até a rua 27 de janeiro, dando seguimento ao ciclo pascoal do município, que deve ser encerrado no Domingo da Ressurreição. Durante a caminhada, centenas de pessoas acompanharam a imagem de Jesus Cristo carregando a cruz. Os que estavam em suas residências, também observavam a passagem. O caminho percorrido pelo cortejo teve sete paradas em nichos da cidade que se transformaram em estações, como o Museu de Arte Sacra, no Alto da Sé, e o Largo do Amparo. A caminhada foi acompanhada pela banda da Polícia Militar. “A procissão completa 239 anos de existência e lembra todo o sofrimento que Jesus passou, inclusive o açoitamento para chegar até a Cruz e nos salvar”, disse o provedor da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos de Olinda, Elísio Paes Barreto.

O sofrimento de Jesus Cristo transformou-se em motivo de prece e penitência para os fiéis. Entre eles, estava o aposentado Gilberto Monteiro da Silva, de 71 anos. “Ele sofreu por nós. E hoje temos que agradecer e reviver esse sofrimento. É um momento muito bonito da história de Jesus e de Maria, que deve ser acompanhado por todos”, afirmou.


A olindense e professora aposentada Temilda Lopes, de 65 anos de idade, pôde participar da procissão pela primeira vez na tarde de ontem. “Eu sempre tive vontade de participar, mas sempre surgia um imprevisto. Hoje eu consegui acompanhar o cortejo e vejo essa caminhada como um momento de reflexão que a gente pode fazer sobre a mor­te de Jesus Cristo”, explicou.


Já para a aposentada Maria Célia Muniz de Albuquerque, de 72 anos, a procissão faz parte de sua rotina. “Eu moro aqui e sempre acompanhei a caminhada. É um momento de penitência e de vivermos o sofrimento de Cristo”, frisou.


Neste domingo, às 7h, Olinda sedia mais um cortejo. Desta vez é a procissão de Ramos, que sairá da Academia Santa Gertrudes em direção à Catedral da Sé, onde, às 8h, será celebrada uma missa pelo arcebispo de Olinda e Re­cife, dom Fernando Saburido. Além da catedral, missas e cortejos serão realizados na Igreja do Carmo e de São Pedro Mártir.


No mesmo dia, o Santuário de São Severino dos Ramos, no município de Paudalho, rea­lizará a Procissão do Domingo de Ramos.


Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...