sexta-feira, 16 de março de 2012

Livro: Igrejas barrocas do Recife

 
Capa do livro
O fotógrafo Rildo Moura lançou em novembro de 2011, o seu mais novo livro de fotografias, Igrejas Barrocas do Recife. Pela primeira vez, um livro reúne registros em imagens, exclusivamente, de igrejas barrocas da cidade, num trabalho voltado para a divulgação e difusão do patrimônio artístico, religioso e cultural do Estado. Com sua especificidade, a obra acaba por revelar um importante inventário da estética na capital pernambucana.

Para montar o ensaio, Rildo selecionou 11 igrejas da cidade construídas durante o período barroco e rococó no Brasil. Entre elas, a Madre de Deus, recém-restaurada, o Convento Franciscano, com a maior coleção de azulejos holandeses das Américas, e a majestosa Capela Dourada, quase toda revestida de ouro 22 quilates. A lente experiente do fotógrafo sucede em destacar, em meio ao exagero do estilo artístico, a riqueza encontrada justamente na delicadeza dos detalhes que passam despercebidos aos olhos menos atentos.

O livro engloba fotos das fachadas, talhas, naves, imagens sacras, mobiliário e arquitetura dos prédios e sacristias. As pinturas nos tetos e os belíssimos painéis de azulejos ganham realce graças à habilidade do fotógrafo de jogar com as sombras, luzes e cores, sem o uso de luz artificial.

O livro sai pela gráfica Santa Marta e conta com o apoio da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e do Ministério da Cultura, fazendo parte do programa cultural Lei Rouanet de incentivo à cultura. 

 
 Rildo Moura
O fotógrafo - Rildo Moura começou como fotógrafo, em 1986, como um hobby. A partir de 2000, passou a investir mais seriamente na carreira, tendo participado de grupos de fotografia e mostras coletivas, como o Paspatu e o Café Tortoni (SP). Hoje, faz parte da seção pernambucana da Associação de Fotógrafos - Fototech. É autor dos livros: Teatro de Santa Isabel - Guia fotográfico (2008), Cores do Maracatu (2010) e O Povo do Barro (2011). Incansável, o fotógrafo já está de olho no seu próximo trabalho, que novamente terá como personagens as igrejas barrocas, só que desta vez, de Olinda.




Informações: 
(81) 2102.4033
www.livrariacultura.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...