domingo, 26 de fevereiro de 2012

MG – Imagens sacras vandalizadas em Uberaba passam por restauração

Imagem de Cristo foi restaurada e instalação recebeu nova pintura. Estátua de Nossa Senhora Aparecida ainda passa por restauração.

Imagem de Cristo em comunidade rural foi apedrejada e incendiada (Foto: Reprodução/TV Integração)

Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, as imagens de santos que foram alvo de vandalismo no início deste ano começaram a ser recuperadas por artistas plásticos da cidade, mas o destino de uma delas é incerto por conta do risco de novos ataques.
A imagem do Cristo Redentor que fica no Bairro de Santa Rosa, na zona rural de Uberaba, foi recuperada. Mesmo assim, no local as marcas do vandalismo permanecem. No dia 30 de janeiro, a imagem foi incendiada e apedrejada durante a madrugada. Foram destruídas partes dos olhos e do braço da imagem feita de cimento. O trabalho de restauração das imagens foi feito pela artista plástica, Dalia Solano, de forma voluntária. “A primeira vez que vi a imagem ela estava toda preta, bem queimada e com sinais de pedrada, a estrutura estava bem danificada”, afirmou.

Vândalos colocaram fogo em Nossa Senhora Aparecida (Foto: Reprodução/Tv Integração)

Após a restauração a base da imagem ganhou uma nova cor, combinando com a igreja do bairro. O trabalho de restauração foi feito com a ajuda da comunidade durante a última quarta-feira (22). Para a conclusão falta apenas a instalação da iluminação no local que ficou danificada.
Mas para a concluir a restauração de outra imagem sacra da cidade vandalizada ainda será preciso um bom tempo, segundo a artista plástica. A estátua de Nossa Senhora Aparecida, que fica na Praça da Igreja São Judas em Uberaba, foi queimada no dia 21 de janeiro por um homem que quebrou o vidro de proteção da imagem e ateou fogo. “As chamas queimaram o rosto e o corpo da imagem, a estrutura ficou muito danificada e o trabalho é mais detalhado”, explicou Dalia.
A primeira etapa do processo de restauração, de acordo com a artista plástica, foi decapar toda a imagem que agora está sem tinta. Algumas partes que estavam quebradas, estão ganhando mais gesso. O prejuízo maior foi no rosto, nas mãos e na coroa da santa. Com cerca de dois metros de altura e quase 46 anos, a ação dos vândalos tornou a estrutura ainda mais delicada. O gesso aos poucos vai sendo recomposto detalhe por detalhe. “Após o início da restauração apareceram mais partes quebradas nas vestes e na estrutura. Por isso, o trabalho de restauração vai levar mais tempo do que o esperado”, comentou. Ainda não há definição sobre o destino da imagem danificada após a restauração por conta do receio de novos ataques de vândalos.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...