quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A Igreja Matriz de Aquiraz apresenta deterioração na estrutura física e tem dificuldade para manter a segurança da comunidade na igreja. Tábuas de madeira caíram em alguns fiéis durante a missa

A Igreja Matriz de Aquiraz apresenta deterioração na estrutura física e tem dificuldade para manter a segurança da comunidade na igreja. Tábuas de madeira caíram em alguns fiéis durante a missa.
A missa das 7 horas na Igreja Matriz São José de Ribamar, em Aquiraz, foi interrompida, no domingo, dia 19 de fevereiro, devido ao desabamento de parte do forro de madeira do teto do altar-mor. A Igreja, tombada pelo patrimônio histórico do Ceará, tem vários pontos de deterioração no teto, no piso, nas portas, nas janelas e na pintura das paredes. Construída no século XVIII, a igreja tem painéis com pinturas sacras no teto.
Fátima Aquino, 51, professora aposentada, foi uma das pessoas envolvidas no incidente. Enquanto assistia à missa, algumas tábuas caíram nas costas dela. “Nesse momento, eu corri. Pensei que estava tudo desmoronando. Não foi mais grave porque as tábuas estavam danificadas pelo cupim. Por isso, a pancada não foi tão forte”, narra.
O padre Robério Queiroz, pároco do local, afirma que muitos apelos já foram feitos ao Governo do Estado. “O projeto de restauração da igreja é antigo, mas nunca saiu do papel. Já enviamos vários ofícios para a Secult (Secretaria da Cultura do Estado). Eles mandam alguém fazer toda a parte de averiguação, mas não dão o pontapé inicial”, reclama.
Segundo ele, como a igreja é tombada, a paróquia e a comunidade não têm autonomia para fazer a manutenção necessária. “O governo não se responsabiliza nem libera a comunidade para fazer”.
De acordo com Otávio Menezes, orientador da Célula de Patrimônio Histórico da Secult, no caso de bens particulares, o órgão que faz o tombamento não é responsável pela manutenção do imóvel. “Cabe ao proprietário fazer os reparos necessários”. Ele esclarece que, antes de intervenção, o proprietário deve consultar o órgão responsável pelo tombamento para avaliação técnica da obra. O Governo só pode intervir caso o proprietário comprove não possuir recursos financeiros.
Conforme Otávio Menezes, R$ 40 mil foram investidos ano passado na restauração do telhado da igreja. Ele afirma que a intervenção teve caráter emergencial.
Otávio Menezes revela que já existe proposta de restauração da igreja em andamento. O projeto prevê arrecadação de recursos com o Governo. Segundo ele, a Secult, em parceira com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), iniciou a procura por restauradores especializados. Ele explica que, além da construção civil, o trabalho necessita de profissionais específicos para a parte artística, como as pinturas sacras.
ENTENDA A NOTÍCIA
A Igreja Matriz São José de Ribamar fica localizada em Aquiraz. Construída no século XVIII, foi tombada como patrimônio histórico do Estado do Ceará em 1983. Em 2013, a Paróquia comemora 300 anos de fundação.
SERVIÇO 
Para informações e denúncias sobre tombamento do patrimônio histórico do Ceará, entre em contato com a Célula de Patrimônio Histórico da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), pelo telefone: (85) 3101 6786.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...