domingo, 12 de fevereiro de 2012

7° Semana da Escultura de Treze Tílias

A arte de esculpir passada de pai para filho; a tradição preservada ao longo da história; um evento único que reúne arte e tradição.
Assim será a 7° Semana da Escultura de Treze Tílias. A Grande oportunidade de prestigiar a Cultura Austríaca, tão presente em nossa cidade.
A tradição da escultura teve início com a vinda dos pioneiros austríacos em 1933, quando Georg Thaler recebeu de seu irmão Andreas Thaler a encomenda de um presépio para a pequena capela de Treze Tílias.
Neste mesmo grupo de pioneiros imigrantes estava o filho de Andreas, Andrä Thaler, cuja influência sobre os escultores da família Thaler foi decisiva.
Em 1935 chegou a Treze Tílias o acadêmico Josef Moser, formado em escultura Sacra pela Academia de Artes de Munique, Alemanha. Durante 20 anos trabalhou em Treze Tílias com temas em sua maioria sacros, mas executou também esculturas de temas do cotidiano dos trabalhos rurais.
Foi a arte sacra que impulsionou a escultura em madeira no município, tornando-se conhecida mundialmente.
A divulgação da escultura contribuiu muito para o desenvolvimento do turismo na cidade.
Treze Tílias contam hoje com 20 artistas que realizam obras clássicas, contemporâneas, de grande e pequeno porte que enchem os olhos de quem as vê. A cidade é reconhecida pelo Governo do Estado de Santa Catarina como Berço da Escultura Catarinense e Capital da Escultura no Estado.
Visite e conheça toda a beleza da arte preservada por gerações, o trabalho dos escultores é presença marcante na identidade cultural de Treze Tílias.


Programação da 7ª Semana da Escultura
O evento acontece de 17 a 20 de fevereiro na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Treze Tílias – durante o feriado de carnaval. A abertura será dia 17/02, às 20h30min na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio com coquetel, exposição, interação com público e participação da Banda dos Tiroleses.
Neste ano, como em 2011, os escultores oferecerão oficinas para iniciantes que serão ministradas pelos próprios artistas: nos dias 18.02.2012 (Sábado) e 20.02.2012 | (Segunda-Feira) – das 09h às 12h. Inscrições na Secretaria de Turismo.
No dia 19.02.2012 | Domingo, às 20h30min, será realizado o Concerto com a Banda dos Tiroleses, “Bildhauerkonzert”.
Durante todo o evento, os escultores estarão trabalhando no local e interagindo com o público.
O encerramento será no dia 20.02.2012 | Segunda-Feira às 21h.
Informações pelo telefone (49) 3537-0997, www.trezetilias.sc.gov.br ou turismo@trezetilias.sc.gov.br.

Fonte: ASCOM Prefeitura de Treze Tílias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...