domingo, 25 de dezembro de 2011

Menino Jesus de Belém

(Milão) – Muitos peregrinos pedem muitas vezes imagens (normalmente reproduções em gesso) do Menino Jesus de madeira que atualmente se venera, em Belém. Pedem ainda informações sobre a origem desta imagem que nos remete, com um toque de poesia, ao mistério do Natal que se aproxima.
A história tem início na Espanha dos anos 20 no século passado. No dia 31 de outubro de 1920, Frei Gabino Montorio, Procurador Geral da Terra Santa da Província de Granada, encomendou aos escultores do laboratório artístico da ‘Casa da Viúva de Reixach di Olot’, entre os mais antigos e famosos da península ibérica, uma estátua do Menino Jesus de 50 centímetros. Não era a única representação solicitada: além do Menino deitado no berço, foi pedido também um outro sentado no trono, em vista da festa da Epifania. Todavia, como o pedido de Frei Gabino tinha sido feito em cima da hora, deixou aflitos os entalhadores da Casa da Viúva de Olot. Em carta de 8 de novembro do mesmo ano, os responsáveis pelo laboratório comunicam ao religioso a impossibilidade de realizar e enviar para a Terra Santa, em tão pouco tempo, essas duas estátuas. Comunicam ainda que existe uma solução: na loja do atelier existem já representações do Menino Jesus, que poderiam lembrar o Menino de Belém.
Frei Gabino, entretanto, não aceita a sugestão da Casa Viúva de Reixach, dizendo estar disposto a esperar o tempo necessário. O frade tinha em mente um seu projeto, ainda que para realizar-lo tenham sido necessárias várias etapas, antes de chegar ao que conhecemos hoje como o Menino Jesus de Belém. Primeiro foi um Jesus abençoando com a mão direita, depois, com os braços abertos… Por fim, a escolha recaiu sobre um Menino com as mãos postas e deitado numa manjedoura.
A realização da estátua em madeira do Menino Jesus, segundo as indicações de Frei Gadino, demorou alguns meses e somente foi entregue, em 21 de fevereiro de 1921. A entrega da estátua para a Epifania foi entregue quatro meses após.
Muito satisfeito com o resultado, Frei Gadino – de Jerusalém – escreveu ao atelier, manifestando sua satisfação pelo trabalho artístico realizado com as duas obras do Menino Jesus, feitas em madeira de cedro.
A Casa Viúva de Reixach foi fundada, em Barcelona, em 1874, pelo escultor Joseph Reixach Campanyà, especializado em arte sacra. Quando em 1894 Joseph Reixach faleceu, a atividade foi continuada pela viúva, Dona Rosário. Desde então, o atelier de escultura recebeu a denominação atual: Laboratório da Viúva de Reixach. Com a realização do Menino Jesus de Belém, o laboratório artístico, que atualmente tem sua sede em Olot, na província catalã de Girona, obteve fama mundial. É esta imagem conhecida e reproduzida infinitas vezes, também em cartões postais e santinhos.
Uma última curiosidade: no ano passado, pela primeira vez, realizou-se uma solene peregrinação da estátua do Menino Jesus de Belém. Acompanhada pelo padre Jerzy Kraj, frade menor da Custódia da Terra Santa, o Menino visitou San Giovanni Rotondo (Santuário do Padre Pio), fazendo parada no hospital Casa Alívio do Sofrimento e no setor de Oncologia pediátrica junto ao poliambulatório João Paulo II.
Fonte: terrasanta.net
Por Helinei Silva

2 comentários:

  1. Sonho ter esta imagem pode ser gesso no berço na minha casa e não sei quem vende uma replica desta imagem aqui no brasil espero uma resposta sSe puderem me ajudar?conta :maraschedle@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrando aqui no site vi seu comentário, e como tenho um irmão que trabalha com confecção em imagens sacras, resolvi lhe escrever que talvez falando com ele possa lhe ajudar. Ele já tem bastante experiência com este trabalho aqui na nossa cidade.
      Meu email: elias2neves@hotmail.com

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...