sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Igreja que abriga Museu de Arte Sacra pode ser fechada

Ministério Público Federal entrou com ação civil pública contra o Iphan. 

Associação responsável pela manutenção diz que houve reforma em 2009.

Luiz VieiraDo G1 Triângulo Mineiro

Igreja tem problemas de infiltração por conta do telhado antigo.  (Foto: Luiz Vieira)


O Ministério Público Federal entrou com uma ação civil pública contra o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Arquidiocese de Uberaba. No processo, a promotoria pede a reforma do telhado do prédio da Igreja Santa Rita, construído em 1854 e que abriga o Museu de Arte Sacra de Uberaba.
O prédio é tombado pela União, mas segundo o Ministério Público há denúncias de irregularidades no telhado, que estariam comprometendo toda a estrutura da construção. Foi solicitado ao Iphan uma vistoria no local onde foram constatados vários pontos de infiltração na cobertura da igreja. Segundo o Ministério Público, os técnicos que vistoriaram o local afirmaram que, apesar da gravidade do problema, a solução seria rápida e de baixo custo.


Foram identificadas falhas no telhado (Foto: Reprodução TV Integração)
Já os engenheiros da Secretaria de Infraestrutura de Uberaba, que foram acionados pelo Ministério Público apresentaram uma versão diferente. Segundo eles, o telhado da igreja tem diversos planos de caimento das águas, com inclinações de queda diferentes, inclusive num mesmo escoamento, o que resulta em deságue insuficiente, especialmente na época das chuvas. Segundo os especialistas, para solucionar o problema seria necessário remover toda a telha e o ripamento, refazendo-se totalmente as cumeeiras, espigões e rincões, com a reposição dos forros e redes danificadas e a recomposição dos revestimentos e pinturas.
Ainda segundo o coordenador da Defesa Civil, o Ministério Público pediu a interdição do local. “Estamos aguardando o início das chuvas para ver se será mesmo preciso interditar o local. Se a chuva afetar ainda mais a instalação teremos que fechar a igreja”, completou Sérgio. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Uberaba, Sérgio Campos, a pedido do Ministério Público Federal foi feita uma vistoria na igreja. “Foram identificadas falhas no telhado, que é muito antigo e estava causando infiltração dentro do museu, o que pode comprometer as obras que estão em exposição lá. Como medida preventiva colocamos uma lona cobrindo por dentro do telhado para impedir goteiras e infiltração”, disse.
Para a procuradora da Repúiblica, Raquel Silvestre, falta iniciativa dos órgãos responsáveis pela conservação do imóvel. “O Iphan, mesmo sendo notificado do problema na igreja, e após tê-lo comprovado, ficou inerte, ignorando por completo suas obrigações legais. Da mesma forma, a Arquidiocese, como proprietária da edificação, tem o dever de realizar as obras para a conservação e proteção da mesma, sob pena de responsabilidade e pagamento de multa”, afirmou a procuradora.
Na ação, o Ministério pede no prazo de 20 dias apresentação de projeto de restauração integral do telhado e calhas da igreja, e que o executem no prazo de 150 dias. De acordo com a Associação Uberabense de Artesão e Artistas, responsável pela manutenção da igreja, o telhado, forros, madeiramento e todas as instalações foram reformados em 2009. Na ocasião, foram gastos cerca de R$540 mil. O Iphan e arquidiocese informaram que ainda não foram notificados.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...