terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Canarinhos de Petrópolis se apresenta no Vale Sul Shopping

Com 68 anos de tradição, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis é o coro de meninos mais antigo do Brasil. O coral foi uma das atrações na Abertura do Festival de Natal do Vale Sul Shopping (em São José dos Campos), que aconteceu no último dia 17/11. O Coro ainda se apresentou no dia 01/12 no palco da decoração de Natal, instalado na Praça de Eventos. E mais uma oportunidade de ver os meninos cantores será no dia 18 de dezembro, às 19h, no mesmo local. O evento é gratuito.
O repertório do Canarinhos conta com obras que vão desde o Canto Gregoriano até a música contemporânea, incluindo a música popular brasileira, tendo como predominância o cultivo da música sacra.
Entre as obras de grande envergadura já apresentadas, podemos citar: Oratório de Natal de Bach, O Messias de Häendel, Grande Missa em Dó Menor de Mozart, Sinfonia nº 9 de Beethoven, Réquiem de Fauré, Sinfonia nº 2 (Lobgesang) de Mendelssohn, Sinfonia nº 3 e Sinfonia nº 8 (dos mil) de Mahler, Salmos de Chichester de Bernstein, Cantata para Comemorar o nascimento NSJC de Ernani Aguiar, Cantata Tengai de Saegusa (pelos 100 anos da imigração japonesa no Brasil), Sinfonia nº 3 “Kaddish” de Leonard Bernstein (primeira audição carioca) entre outras. O Coral já realizou concertos com importantes orquestras brasileiras, tais como: Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ, Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo e Orquestra Filarmônica de Petrópolis.
Sua discografia conta com dezesseis álbuns, sendo onze integralmente do coro, o último CD gravado em 2009 com músicas natalinas cujo título é “Christus est Natus”, o mesmo CD foi lançado na Alemanha com uma tiragem de 300.000 cópias para distribuição aos doadores da Missionszentrale, instituição alemã que capta recursos para projetos sociais na América Latina, México, Índia e África. O Coral dos Canarinhos teve também cinco participações em álbuns de nomes consagrados da MPB, como Milton Nascimento, Roupa Nova, A Cor do Som e Ângela Maria.
Além das inúmeras viagens por todas as regiões do Brasil, o Coral tem em sua bagagem seis turnês internacionais (Europa, Estados Unidos e Venezuela) e quatro apresentações em cerimônias presididas pelo Papa.
O Coral dos Canarinhos é filiado a Federação Nacional dos Meninos Cantores e a Federação Internacional dos Pueri Cantores, com sede em Roma. Atualmente o coro está sob a direção artística e regência do Maestro Marco Aurélio Lischt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...