segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Rodoviária de Belo Horizonte recebe exposição de peças sacras recuperadas

- Entre 18 de novembro e 1º de dezembro, a Rodoviária de Belo Horizonte recebe a 2ª Mostra de Arte Sacra Recuperada. O acervo é composto por peças sacras dos séculos 19 e 20 que foram apreendidas em decorrência de crimes contra o patrimônio. Elas estavam guardadas em um galpão da Seção de Bens Apreendidos da Polícia Civil por mais de uma década.
A mostra é uma iniciativa do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e da Arquidiocese de Belo Horizonte, com apoio do Ministério Público de Minas Gerais.
A rodoviária foi escolhida para abrigar a mostra por ser um local de grande circulação de pessoas, que podem auxiliar na descoberta da procedência das imagens, crucifixos, castiçais, cálices, âmbulas e patenas, turíbulos e navetas, missais, custódias, livros e medalhas. Em junho deste ano, o Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte recebeu a 1ª edição da Mostra de Arte Sacra Recuperada.
Segundo a Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC/MPE), caso alguma peça seja identificada, será feito um termo de compromisso entre o Ministério Público e a Paróquia, que receberá a peça assumindo a responsabilidade por sua conservação e pela adoção de medidas de prevenção contra roubos e furtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...