domingo, 20 de novembro de 2011

Lançado os primeiros volumes do Inventário de Arte Sacra Fluminense



O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou, os dois primeiros volumes do Inventário de Arte Sacra Fluminense. Coordenado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), órgão da Secretaria de Cultura, o trabalho é patrocinado pelo Sesc Rio e apoiado pelo Mosteiro de São Bento. O lançamento aconteceu na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Jardim Botânico.


Para produzir a publicação, foram visitados 28 municípios das regiões Norte, Noroeste e das Baixadas Litorâneas. O Inepac registrou mais de mil objetos em sete meses de trabalho. O inventário foi coordenado pelo museólogo Rafael Azevedo, diretor do Departamento de Apoio a Projetos de Preservação Cultural do Inepac, e teve a consultoria de dois especialistas religiosos: Frei Róger Brunorio e Dom Mauro Fragoso.

A secretária de Cultura, Adriana Rattes, destaca que com a publicação destes dois volumes o Governo Estado inaugura um novo capítulo na política fluminense de preservação de obras de arte.

- "Iniciativas como este inventário são de grande importância, tanto para a democratização do acesso aos nossos bens culturais, como também para estimular nossos municípios e a população em geral a empreender ações zelosas em defesa do patrimônio cultural fluminense" - disse a secretária.

A publicação inclui aproximadamente 700 peças das três regiões pesquisadas. Cento e quinze monumentos, incluindo igrejas, capelas, fazendas e museus, tiveram suas coleções catalogadas, que serviram de inspiração para três artigos inéditos, incluídos no primeiro volume da obra.

Fonte: Catálogo das Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...